Notícia

A SPM-BA acompanha mais dois casos de feminicídio na Bahia

26 junho, 2017

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) lamentou o assassinato de mais duas mulheres na Bahia, no último fim de semana, em que os companheiros são os principais suspeitos dos crimes. A pasta ainda anunciou que acompanha as investigações e reforça a urgência da união de toda a sociedade para combater o feminicídio, crime motivado pelo machismo.
A gestora da pasta, Julieta Palmeira, reiterou a importância de tipificar esses crimes como feminicídio e punir os culpados. Na madrugada de sábado, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a jovem Daniela Santos Melo, 26 anos, foi atingida por um tiro no peito. O crime foi no Parque Residencial Vida Nova. Segundo o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública, a morte foi atribuída ao companheiro, de nome Gilmar. Ele ainda está foragido.
O outro assassinato foi em Lauro de Freitas, também na Região Metropolitana. Vanúsia dos Santos, de 47 anos, foi morta a facadas, no sábado, na localidade de Caji. O companheiro de Vanúsia, principal suspeito, foi linchado pela população e está internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Na semana passada, a jovem Laise dos Santos Silva, de 20 anos, foi assassinada também pelo companheiro, quando retornava do trabalho, no bairro Itaberaba, em Juazeiro.
Outras dois casos de feminicídio foram registrados na Bahia este mês: Mariluce Ferreira, de 39 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça. O crime foi em Conceição do Jacuípe, no recôncavo baiano. No último dia 08, a atuante feminista Helen dos Santos Moreira, de 27 anos, também foi assassinada a facadas na Ilha de Vera Cruz, em Itaparica.
Campanha
Diante da gravidade da situação, o governo da Bahia resolveu tornar permanente a campanha “Respeita as Mina”, de combate à violência contra as mulheres, lançada no Carnaval. Neste São João, a campanha foi reforçada em quatro das principais cidades com festejos juninos para chamar a atenção da população para a importância de todos se engajarem no combate a violência motivada pelo machismo e também denunciarem os casos por meio da central disque 180.
Além das festas populares, a campanha de conscientização inclui também as caravanas realizadas nos municípios. Na semana passada, a caravana “Respeita as Mina” esteve em Feira de Santana. Nas caravanas são realizadas rodas de diálogo com a juventude (estudantes do ensino fundamental e médio), além de oficinas de capacitação com a participação de representantes da sociedade civil e da rede de atenção às mulheres em situação de violência.
 
Fonte: Ascom/ SPM

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados