Notícia

Cadete é expulso das Forças Armadas dos EUA por usar camisa de Che

20 junho, 2018


 
O cadete Spenser Rapone, 26 anos, da Academia Militar dos Estados Unidos, foi expulso das Forças Armadas norte-americanas por usar sob a farda uma camisa com a estava do líder revolucionário Che Guevara na cerimônia de formatura. O jovem também tinha dentro do quepe um papel com a frase “O comunismo irá vencer” escrita à mão. O caso aconteceu em Post Point (NY). As fotos rapidamente viralizaram depois que o próprio Rapone compartilhou nas redes sociais.
Ele serviria como Segundo-Tenente na infantaria do Exército, mas acabou dispensado por “conduta imprópria”. De acordo com as regras militares norte-americanas, Rapone não poderá voltar a se alistar para servir às Forças Armadas.
O Exército abriu investigação depois que as fotos caíram nas redes sociais e viralizaram. Rapone ficou conhecido como “o cadete comunista”. Além das fotos na formatura, ele tinha várias postagens nas redes sociais em defesa do modelo sócio-econômico. Em uma das fotos, Rapone segura o Manifesto Comunista, de Karl Marx.
Macartismo
O episódio remete a um período de trevas da sociedade norte-americana. Nos anos 50, cidadãos foram perseguidos e presos, reputações foram destruídas, pessoas foram demitidas artistas caíram no ostracismo em nome de uma caças aos comunistas. Um dos líderes da patrulha contra o livre pensamento foi o senador republicano Joseph McCarthy, daí a origem do termo.
A perseguição ganhou proporções gigantescas atingindo milhares de norte-americanos. A falta de fundamentos para as acusações fez a caça às bruxas cair em descrédito com a sociedade do país. A imensa maioria dos processos foi anulada por falta de provas. McCarthy morreu em 1957 como um sinônimo da violência conservadora que abateu os Estados Unidos nos anos 50.
 
Fonte: Revista Fórum

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados