Notícia

Comitê Estadual do PCdoB debate 14º Congresso com dirigentes nacionais

24 julho, 2017

 
reunião ce
 
O Comitê Estadual do PCdoB se reuniu, neste sábado (22/07), no Sindicato dos Comerciários de Salvador, para discutir o temário do 14º Congresso Nacional do Partido (clique aqui para ler a íntegra do documento). Na ocasião, estiveram presentes os dirigentes nacionais Renato Rabelo, membro da direção nacional e presidente da Fundação Maurício Grabois (FMG), e Carlos Augusto ‘Patinhas’, coordenador do Departamento Nacional de Quadros.
Do debate realizado no encontro, foram aprovadas normas para a realização da Conferência Estadual, que é preparatória para o 14º Congresso, e também para as conferências municipais. A Conferência Estadual está marcada para acontecer entre os dias 21 e 22 de outubro; as conferências municipais poderão ser feitas até o dia 15 de outubro.
Renato Rabelo, que é ex-presidente do partido, defendeu a importância de uma grande mobilização que garanta ao próximo congresso fazer um diagnóstico e enfrentar os desafios do momento. “O Congresso do partido está situado numa realidade dramática, de uma crise de grandes proporções. Então, o nosso congresso tem que refletir isso, tem que entender o porquê”.
O dirigente ainda defendeu a necessidade de construir um novo Plano Nacional de Desenvolvimento e que o 14º Congresso poderia ser uma grande oportunidade para iniciar o debate. “[É necessário ter ]Um plano voltado para o avanço da democracia, para o progresso social, para que a gente possa retomar o crescimento. Todas essas questões exigem um debate grande”.
Na continuidade do debate, Carlos Augusto Diógenes, o ‘Patinhas’,  apresentou propostas de alteração do estatuto do PCdoB, um caminho de adequar a atuação partidária à nova realidade política. O coordenador do Departamento Nacional de Quadros ainda tratou da Campanha de Estruturação e apontou o Fórum de Municípios Estratégicos do Comitê Estadual da Bahia como uma ‘grande iniciativa’ para o movimento.
Na ocasião, o presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, pediu mais empenho na efetivação da campanha de estruturação partidária e na preparação do 14º Congresso. “Queremos fazer um grande congresso, para que a estruturação do partido venha cumprir os objetivos fundamentais de mobilização das nossas bases e para a construção de um partido forte, que tenha um êxito eleitoral importante em 2018”.
A reunião do Comitê Estadual teve, no final, a intervenção da secretária estadual de Organização, Daniele Costa, que apresentou as regras que normatizam a realização das conferências municipais e estadual (leia clicando aqui). O documento também apresenta o calendário de atividades, com datas e prazos a serem cumpridos pelas instâncias partidárias

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados