Notícia

Debate promovido por Helio Ferreira vai discutir acidentes de trabalho

24 abril, 2017

 
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado em 28 de abril, será tema de um debate público que acontece na próxima quarta-feira (26), às 16h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
A atividade é uma iniciativa do vereador Helio Ferreira, que é presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia e da Comissão de Transportes e Serviços da Casa. Foram convidados a participar do debate representantes do Ministério Público do Trabalho, CTB, OAB, CUT, Superintendência Regional do Trabalho, Dieese, Fundacentro e lideranças do movimento sindical.
Conforme divulgou o Tribunal Regional do Trabalho, nos últimos 2 anos os processos envolvendo acidentes de trabalho na Bahia aumentaram 273%. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, entre 2012 e 2013 quase cinco milhões (4,948) de trabalhadores se acidentaram no país. Conforme pesquisa da CUT em parceria com o Dieese, oito de dez acidentes de trabalho no Brasil acontecem com funcionários terceirizados.
Helio chama a atenção para a falta de segurança e possíveis aumento de acidentes após a sanção do Projeto de Lei 4302/1998, ocorrida em 31/3, que libera a terceirização irrestrita, inclusive no setor público.
“Este é um momento de alerta, oportuno para o debate. A terceirização é um fator de risco. Nos preocupa muito porque cria um ambiente inseguro, precariza o serviço, o ambiente, as relações de trabalho e os direitos dos trabalhadores. Cobramos mais segurança de forma a preservar vidas. Deste evento vamos tirar algumas deliberações que serão apresentadas aos órgãos competentes para dar mais segurança aos trabalhadores.”, destacou.
 
Fonte: Ascom/Helio Ferreira

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados