Notícia

Deputada do PCdoB propõe debate sobre o exercício ilegal da Nutrição

22 maio, 2018

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) vai realizar uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, nesta quinta-feira, 24 de maio, às 10h30, para discutir o exercício ilegal da profissão. Alice recebeu uma denúncia do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) sobre um aplicativo de uma empresa alemã que oferece plano alimentar por “inteligência artificial (IA)”, prometendo ser um “nutricionista de bolso” das pessoas.
O aplicativo digital, lançado pelo site www.freeletics.com, apresenta o Freeletics Nutrition, oferecendo ao internauta a criação de receitas personalizadas aos objetivos do usuário, a preparação de lista de supermercado e ainda ensinando a comer fora de casa. Para a deputada comunista, o aplicativo representa um grande risco à população.
“Fiquei estarrecida com essa denúncia do Conselho de Nutricionistas. É mais um atentado contra a sociedade. É, claramente, um ato ilegal. Isso é exercício ilegal da profissão. Não somos contrários ao avanço tecnológico na área de saúde, mas é preciso ter controle e regras claras sobre isso. Por isso, solicitei a audiência pública para discutir o uso desses aplicativos na área de saúde e as consequências negativas disso à saúde pública”, explica a parlamentar, que é autora do Projeto de Lei N° 7121/2017, que proíbe a autorização e o reconhecimento dos cursos de graduação ministrados à distância na área da saúde.
Para a audiência, foram convidados: representante do Ministério da Saúde; a presidenta do Conselho Regional de Nutricionista da 5ª Região, Amanda Ornelas Trindade Mello; a Conselheira Nacional de Saúde, Zaíra Maria Tronco Salerno; a Nutricionista e Professora da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Márcia Cristina Almeida; e o presidente do Conselho Federal de Nutricionista, Élido Bonomo.
 
Fonte: Ascom/ Alice

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados