Notícia

Deputados do PCdoB-BA protestam contra fechamento da FAFEN

21 março, 2018

A bancada do PCdoB da Bahia na Câmara dos Deputados protestou, na última terça-feira (20/03), contra o fechamento de duas unidades da FAFEN (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) – uma delas no Polo Industrial de Camaçari e a outra, em Sergipe. Os deputados federais comunistas Alice Portugal, Daniel Almeida e Davidson Magalhães defenderam que a decisão da Petrobras vai gerar prejuízos para a economia do Nordeste e causar uma dispensa em massa de trabalhadores.
“A notícia da desativação das atividades das unidades da FAFEN é preocupante, especialmente em razão das consequências para a nossa economia, mas, sobretudo no já combalido mercado de trabalho, uma vez que há possibilidade de mais de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação”, afirmou Daniel Almeida.
Segundo a Petrobras, haverá a “hibernação” das duas unidades. A deputada Alice Portugal avaliou que essa “hibernação” consiste na parada progressiva da produção, com conservação dos equipamentos e prevenção de impactos ambientais, que deve ser iniciada até o fim do primeiro semestre, e representa mais um passo na estratégia da petroleira estatal de deixar o setor de fertilizantes.
Para Alice, a medida, além de significar mais um passo rumo ao desmonte completo da Petrobras, certamente implicará no aumento da dependência de agentes estrangeiros para produção brasileira de alimentos. “Soberania na agricultura é uma questão de sobrevivência, e países com visão estratégica não abrem mão disso. Ao contrário das gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma, quando foi colocado em prática um plano de expansão dos negócios de fertilizantes no Brasil, o atual governo golpista e entreguista foca no retorno de curto prazo dos ativos da Petrobras”, disse.
Em relação ao fechamento da unidade baiana, especificamente, Davidson Magalhães acredita que a decisão pode impactar no funcionamento do próprio Polo Industrial de Camaçari. “O Polo Petroquímico depende dos insumos da FAFEN. [O fechamento da FAFEN] É um risco de fechamento do polo, um dos maiores arrecadadores de receia do estado da Bahia. É um atentado para a industrialização brasileira e para a agricultura”, disse.
Davidson Magalhães ainda criticou a direção da Petrobras e a omissão do governo de Michel Temer. “A empresa que deveria promover o desenvolvimento nacional vem sendo ignorada pelo Executivo”, completou.
Comissão Geral
Durante o discurso em Plenário, Daniel Almeida solicitou, em nome da bancada da Bahia, a abertura de uma comissão geral para debater os desinvestimentos da Petrobras na indústria nacional. Nas comissões gerais, além dos deputados, também são convidados ao debate representantes da sociedade relacionados ao tema apreciado.
A fábrica
A FAFEN-BA é a primeira fábrica do Polo Petroquímico de Camaçari. Conhecida como a “semente do Polo”, foi a primeira fábrica de ureia do Brasil e teve suas operações iniciadas em 1971. É responsável pela produção de 474 mil toneladas/ano de ureia, 474 mil toneladas/ano de amônia e 60 mil toneladas/ano de gás carbônico, tendo os dois primeiros importância fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil.
 
Colaborou Ascom/Alice e Ascom/Daniel

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados