Notícia

FMG assina e lança manifesto ‘Unidade para Reconstruir o Brasil’

15 fevereiro, 2018

Um manifesto produzido por fundações progressistas para conclamar a ‘Unidade para Reconstruir o Brasil’ será lançado na próxima terça-feira (20/02), em Brasília, em resposta ao conturbado cenário político. O documento é assinado pelas fundações Maurício Grabois (FMG), Perseu Abramo, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, João Mangabeira e a Lauro Campos
Além dos presidentes das referidas fundações, também estarão presentes os presidentes dos partidos aos quais elas estão vinculadas: PSOL, PDT, PSB, PT e PCdoB. Também são aguardados os líderes das bancadas e parlamentares dos partidos, bem como lideranças dos movimentos e personalidades de vários setores da sociedade.
O texto contém uma argumentação sobre o porquê de um novo projeto nacional de desenvolvimento e discorre sobre as tarefas imediatas referentes à luta para um novo ciclo político no país e aponta diretrizes para um novo projeto nacional. “Apesar das adversidades, o Brasil tem plenas condições de superar a crise que assola o país”, entendem os presidentes das fundações.
O manifesto também tem o objetivo de empreender amplo diálogo no campo progressista, independente das táticas eleitorais de cada uma das legendas da esquerda brasileira, reunindo outras fundações do campo democrático e e lideranças dos movimentos sociais, do empresariado e da intelectualidade. O manifesto que será lançado, portanto, “não é um ponto final, mas um ponto de partida”.
Histórico
Em reunião realizada em São Paulo, em janeiro deste ano, tendo a Fundação Maurício Grabois como anfitriã, representantes da Fundação Perseu Abramo, da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, da Fundação Maurício Grabois e da Fundação João Mangabeira debateram a minuta do referido manifesto. O encontro foi um desdobramento da oficina realizada por este mesmo elenco de fundações no final de 2017, em Brasília, na sede da Fundação João Mangabeira. A Fundação Lauro Campos participou como observadora.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados