Notícia

Frente Brasil Popular divulga novo calendário de lutas

11 agosto, 2017

A coordenação nacional da Frente Brasil Popular (FBP), reunida nesta sexta-feira (11/08), discutiu e aprovou um novo calendário de lutas contra o governo do presidente Michel Temer e pela convocação de eleições ‘Diretas Já’. Os encaminhamentos da reunião deverão ser debatidos nos coletivos estaduais e municipais da Frente, espalhados por todo o Brasil.
Abaixo, a lista de atividades:
 
Calendário de Lutas:
1-         Jornada de Lutas da Juventude Brasileira – de 14 à 18 de Agosto:
 
A Frente Brasil Popular se incorporará na organização da Jornada, que tem como mote a defesa da Educação Pública e Gratuita, Fora Temer e Diretas Já. O dia 17 de Agosto será o dia central de mobilizações. É fundamental que as operativas estaduais debatam o apoio as inciativas que estão sendo organizadas nos estados, contribuindo na mobilização e na viabilização das lutas.
 
2-         Dia Internacional de Solidariedade com a Venezuela – 22 de Agosto:
Diante da ofensiva imperialista sobre a Venezuela e a tentativa de desestabilização política do país, após o processo de instalação da Assembleia Constituinte, legitimada por mais de 8 milhões de eleitores, torna-se urgente a solidariedade internacional. Os movimentos populares em diversos países do mundo estão convocando o dia 22 de Agosto como Dia Internacional de Solidariedade à Venezuela. A FBP se soma a essa iniciativa e orienta a organização de atos de solidariedade, na embaixada e nos consulados da Venezuela, ou de denúncia em órgãos de representação oficial dos EUA. Na ausência dessas representações os atos poderão ser construídos em locais de concentração popular.
 
3-         Jornada em Defesa da Soberania Nacional – 4 a 7 de Setembro
De acordo com o nosso calendário, aproveitaremos a semana da pátria para realizar uma Jornada em Defesa da Soberania Nacional. O governo golpista vem promovendo o desmonte dos pilares estratégicos de uma nação soberana, através de ataques aos recursos naturais, da entrega do controle do Pré-sal para as multinacionais, da desestruturação e privatização de estatais que atuam em áreas estratégicas, como a Petrobrás, os Bancos Públicos, do setor elétrico, entre outras medidas anti-nacionais. Nesse contexto cabe a FBP resistir a esse projeto entreguista realizando ações de denúncia, entre os dias 4 e 7 de Setembro.
 
Calendário organizativo:
1-         Reunião do Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular – 21 de Agosto
A próxima reunião do Coletivo Nacional será realizada no dia 21 de Agosto, segunda-feira, em São Paulo. A reunião terá como objetivo atualizar a análise de conjuntura, debater o calendário de lutas e o processo de construção da II Conferência Nacional da FBP. O encontro será realizado no Centro de Formação Sagrada Família, localizado Rua Padre Marchetti, 237 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04266-000.
 
2-         II Conferência da Frente Brasil Popular – 8 à 10 de Dezembro
A Secretaria Operativa, diante do indicativo de data apontado pelo Coletivo Nacional, definiu os dias 8, 9 e 10 de Dezembro como o período de realização da II Conferência da Frente Brasil Popular. O local será definido na próxima reunião do Coletivo Nacional. Contudo, é fundamental que as organizações já reservem essa data em seus calendários, bem como iniciem o debate sobre a viabilização do deslocamento das delegações.
 
Calendário Geral
14 a 18 Agosto – Jornada Nacional da Juventude em defesa da Educação Pública e Gratuita
17 de Agosto à 5 de Setembro – Caravana da Esperança – Roteiro com o Presidente Lula pelos 9 estados do Nordeste, contra a retirada de Direitos.
24 à 27 de Agosto – Congresso Nacional da CTB – Salvador
28 e 31 de Agosto – Congresso da CUT – São Paulo
4 a 7 de Setembro: Jornada Nacional em Defesa da Soberania: Realizar atividades em defesa da Petrobras, das estatais, e denúncia da ação do capital estrangeiro nas terras, recursos naturais, transnacionais, etc.
13 de Setembro – Ato em Curitiba contra a perseguição ao Presidente Lula, durante o segundo depoimento de Lula à Moro.
3 de Outubro – Aniversário da Petrobrás – Grande ato no Rio de Janeiro
16 à 18 de Novembro – Encontro da Jornada pela Democracia e contra o neoliberalismo em Montevidéo.
8 à 10 de Dezembro – II Conferência Nacional da FBP

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados