Notícia

Frente Brasil Popular indica mobilização para eventual prisão de Lula  

21 março, 2018

O Coletivo Nacional Frente Brasil Popular (FBP) se reuniu, na última terça-feira (20/03), em São Paulo, para aprofundar o debate sobre a atual conjuntura, e apontou como central a necessidade “das forças progressistas denunciarem e resistirem ao processo de criminalização do Presidente Lula”. A avaliação é de que a prisão de Lula pode ser decretada a qualquer momento e que a decisão pode ser tomada pelo TRF 4 no próximo dia 26 de março.
A partir das discussões, a FBP propôs a realização de um conjunto de ações para responder “a mais essa agressão a nossa democracia e a liderança popular do Presidente Lula”. Com as ações definidas, os movimentos devem estar em estado de prontidão, para agir em uma eventual prisão de Lula, segundo um documento divulgado pela Frente.
Abaixo, estão as orientações que foram consenso no Coletivo Nacional da Frente Brasil Popular:
 
1-         A FBP no seu conjunto, Secretaria Operativa Nacional, Coletivos Estaduais e Comitês Municipais devem ficar em estado prontidão, para atuar no cenário de prisão do Lula.
2-         Realizar imediatamente plenárias da FBP nas cidades para organizar a construção das mobilizações em defesa da Democracia e do Presidente Lula.
3-         Fortalecer, em especial os estados do Sul, a caravana de Lula na Região Sul, dado que será o período provável da deliberação do TRF4.
4-         Produzir materiais com a identidade da FBP com a denúncia à Prisão de Lula, difundido a mensagem “Lula Inocente”.
5-         Realizar atividades de pichação e panfletagem nos próximo período, concentrando em especial nos dias 22 à 24 de Março.
6-         Convocar para o dia 26 de Março, a realização de vigílias em frente aos Fóruns de Justiça e Tribunais, em todas as cidades.
7-         Realizar no dia 28 de Março atos nas universidades em denúncia à perseguição ao Presidente Lula.
8-         Desenvolver ações de denúncia à Rede Globo.
9-         As operativas da FBP devem deixar pré-definida a construção de um ato no dia em que for consumada a prisão de Lula, com horário e local de concentração definidos.
10-       Envolver o conjunto dos comitês de Frente Brasil Popular e dos comitês pela Democracia na construção dessas atividades.
11-       Todos os movimentos deverão encaminhar um documento ao STF, pressionado a Ministra Carmen Lúcia a colocar em pauta debate sobre a presunção de inocência, revisando o inicio do cumprimento de pena após a segunda instância.
12-       Solicitar uma audiência da Frente Brasil Popular com a Presidenta do STF, Carmen Lúcia.
13-       Articular as mídias progressistas em torno de uma estratégia de comunicação comum em torno da prisão de Lula.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados