Notícia

FSM terá Espaço da Democracia, Paz e Solidariedade com os Povos

9 março, 2018

A 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) 2018 estreia na próxima terça-feira (13/03), em Salvador, e deve reunir, até o sábado (17), mais de 60 mil pessoas, de 120 países, que estarão na cidade com o objetivo de debater e compartilhar experiências de atuação. O lema definido para a edição deste ano é “Resistir é criar. Resistir é transformar”.
O FSM terá a participação de mais de 1500 coletivos, organizações e entidades, que vão realizar cerca de 1300 atividades autogestionadas. Entre essas atividades, estão as que serão realizadas no Espaço da Democracia, da Paz e Solidariedade com os Povos, sediada no auditório do Pavilhão de Aulas Raul Seixas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, em São Lázaro.
O Espaço da Democracia, da Paz e Solidariedade com os Povos é organizado pelas entidades: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Fundação Maurício Grabois (FMG), União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialista (UJS) e Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado (Fetag).
Abaixo a lista de atividades do Espaço da Democracia, Paz e Solidariedade com os Povos:
14 de Março
14h às 16h: Ofensiva Imperialista, Luta pela Paz e Solidariedade (Cebrapaz)
16h às 18h: Cuba: Luta Contra o Bloqueio e Solidariedade Internacional (Cebrapaz)
18h às 20h: O Avanço do Neoliberalismo e as Tentativas de Recolonização do Continente no Contexto dos 130 anos da Abolição (UNEGRO)
 
15 de Março
8h30 às 10h30: América Latina, Resistência e Luta Anti-imperialista
10h30 às 12h30: Agricultura Familiar: Desenvolvimento Sustentável, Agroecologia e Água (FETAG)
14h às 17h: Debate sobre a Reforma Trabalhista (CTB) – diferente das outras, este atividade não vai acontecer na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, mas no  auditório da Assufba-Sindicato (Rua Professor Severo Pessoa, nº 170, Federação).
 
16 de Março
14h às 16h: Judicialização da Política e Reconstrução Democrática (FMG)
16 às 18h:  Bicentário de Marx e Nova Luta pelo Socialismo (FMG)
18h às 20h: Mulheres Resistindo ao Capitalismo Patriarcal: Saída para a Crise (UBM)
 
17 de Março
8h30 às 10h30: Saara Ocidental: Luta pela Independência e Solidariedade Internacional (Cebrapaz)
 
As entidades organizadoras dos eventos citados manterão, dentro do campus de Ondina da UFBA, uma pequena tenda como ponto referência, onde será possível realizar pequenas reuniões e guardar materiais, por exemplo. Segundo o presidente estadual da CTB, Pascoal Carneiro, a entidade vai organizar um forró no local em data e horário a serem confirmados.
A programação completa do FSM pode ser acessada pelo site: https://wsf2018.org/

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados