Notícia

Lavagem da Estátua de Zumbi em Salvador faz defesa da igualdade racial

20 novembro, 2017

 
Lavagem Estatua Zumbi_2017.jpg ed
 
Em referência ao Dia da Consciência Negra, integrantes de movimentos sociais se concentraram na Praça Zumbi dos Palmares, no Pelourinho, em Salvador, para celebrar a data e reafirmar a luta pela igualdade racial no país.
Com o tema em defesa da juventude negra, contra perdas em investimentos sociais e a favor de uma sociedade onde a cor da pele ou orientação sexual não defina e limite o ser humano, o ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (20/11).
A data é fruto de uma conquista do movimento negro e marca a memória de Zumbi dos Palmares, com a 9ª lavagem do monumento. Também destaca a luta contra o racismo e todo tipo de discriminação existente no Brasil.
A presidenta da Unegro, Ângela Guimarães, lembrou que no país há uma sub-representação da população negra, seja nos espaços de poder aos mais altos postos de trabalho, na mídia e universidades. Destaca ainda que os trabalhadores negros são maioria entre os desempregados e que é quem mais sente os prejuízos do governo Temer.
Diante de um cenário hostil, onde mais de 32 mil jovens negros são vítimas de extermínio, é fundamental ampliar as ações combativas. Durante o ato também ocorreu o 1° Sarau da Consciência Negra da Juventude. Poesias, grupo de capoeira formado por adultos e crianças, além das apresentações musicais fizeram parte da manifestação artística.
 
Fonte: Ascom/ Sindicato dos Bancários
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados