Notícia

Luís Gama agora é Herói Nacional e Patrono da Abolição da Escravidão

19 janeiro, 2018


 
A Presidência da República sancionou, na última quarta-feira (17/01), dois Projetos de Lei de autoria do deputado federal (PCdoB/SP) Orlando Silva que visam reconhecer a história de Luís Gama. Com isso, o advogado baiano passa a ser Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil (PL 1927/2015) e seu nome entrará no Livro dos Heróis da Pátria (PL 1926/2015).
“É uma homenagem mais do que justa”, afirmou o deputado. “Luís Gama foi fundamental para a libertação dos escravos no Brasil e tem uma história belíssima: nasceu liberto, foi escravizado, conquistou a sua liberdade e fez da sua vida uma missão para libertar outros irmãos negros. Reconhecer a sua trajetória é reafirmar a sua importância e mostrar para as novas gerações esse símbolo do combate à escravidão”, completou.
De acordo com o parlamentar, contar a história do Brasil passa por reconhecer os heróis que ajudaram a construir verdadeiramente a nação brasileira. E quando se trata de Luís Gama, é também uma forma de combater a discriminação e o racismo, dando exemplo de líderes e referências que ajudarão a formar a consciência antirracista do Brasil. “Luís Gama agora é herói nacional e eu estou muito feliz por ter sido o ‘patrocinador’ dessa iniciativa”, concluiu Silva.
Biografia
Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu no dia 21 de junho de 1830, em Salvador. Era filho de um fidalgo português e de Luiza Mahin, negra livre que participou de diversas insurreições de escravos. Em 1840 foi vendido como escravo pelo pai para pagar uma dívida de jogo. Transportado para o Rio de Janeiro, foi comprado pelo alferes Antônio Pereira Cardoso e passou por diversas cidades de São Paulo até ser levado ao município de Lorena.
Luiz Gama foi um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Sempre esteve engajado nos movimentos contra a escravidão e a favor da liberdade dos negros. Em 1869, fundou com Rui Barbosa o Jornal Radical Paulistano. Em 1880 foi líder da Mocidade Abolicionista e Republicana. Devido a sua luta a favor da libertação dos escravos era hostilizado pelo Partido Conservador e chegou a ser demitido do cargo de amanuense por motivos políticos.
 
Colaborou Ascom de Orlando Silva e Instituto Luiz Gama

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados