Notícia

Operação Carolina de Jesus beneficiará 1.500 catadores no Carnaval

7 fevereiro, 2018


 
A Operação Carolina de Jesus, iniciativa do Governo do Estado que apoia o trabalho dos catadores de resíduos sólidos durante o Carnaval de Salvador, vai beneficiar 1.500 trabalhadores neste ano. Com investimento no valor de R$ 820 mil, a campanha tem o aporte financeiro das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Meio Ambiente (Sema).
Na última semana, como parte da ação, foram entregues aos catadores presentes, kits de proteção individual (botas, luvas e protetor auricular) e fardamento (calça, camisa e boné). Além disso, os catadores vão receber água e refeições diárias nas cinco centrais de apoio, que vão funcionar na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina.
“Além do apoio financeiro e estrutural, a campanha dá dignidade a esses catadores e catadoras, na medida em que oferece boas condições de trabalho e reconhecimento”, destaca a secretária Olívia Santana (Setre), presente no evento.
De acordo com a presidente da Camapet, uma das cooperativas que realizam a ação, Michele Almeida, “com a identificação, por meio do fardamento, somos mais respeitados e reconhecidos, nosso acesso a locais com blocos e trios é facilitado, as pessoas entregam a latinha na nossa mão”, enumera.
Homenageada
Carolina de Jesus é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.
Ao mesmo tempo em que trabalhava como catadora de lixo registrava o cotidiano da comunidade onde morava nos cadernos que encontrava no lixo, os quais somavam mais de vinte. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem ao seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960.
 
Com Ascom Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados