Notícia

PCdoB-BA lamenta a morte do ex-governador Waldir Pires

22 junho, 2018


O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia recebeu com surpresa e profundo pesar a notícia da morte do ex-governador do estado, Waldir Pires, que aconteceu nesta sexta-feira (22/06), em Salvador, por conta de uma parada cardiorrespiratória. Para os dirigentes comunistas, Waldir foi um grande e importante aliado na luta em defesa do Brasil e da democracia, e contra o autoritarismo.
Na eleição em que foi consagrado governador da Bahia, no ano de 1989, Waldir Pires fez história ao derrotar Josaphat Marinho, o candidato apadrinhado por Antônio Carlos Magalhães, por uma diferença de mais de 1,5 milhão de votos. Apesar da vitória expressiva, não cumpriu todo o mandato, pois aceitou ser candidato a vice-presidente, ao lado do amigo Ulysses Guimarães.
No golpe civil-militar de 1964, Waldir, que era consultor-geral da República do presidente João Goulart, foi um dos últimos a deixar Brasília. Por conta da repressão, foi exilado no Uruguai, depois na França, onde chegou a lecionar em Paris, regressando ao Brasil apenas na década de 1970.
Waldir Pires foi também ministro da Previdência Social, no governo Sarney, deputado federal por dois mandatos (1990 e 1998), ministro–chefe da Controladoria-Geral da União e ministro da Defesa, no governo Lula. Recentemente, foi eleito vereador em Salvador, pelo PT, encerrando o mandato em 2016.
O corpo do ex-governador, de 91 anos, vai ser velado no Mosteiro de São Bento, em Salvador, a partir deste sábado (23), às 9h. Uma missa será realizada no local às 16h30. A cerimônia de cremação será no cemitério Jardim da Saudade, com horário ainda a confirmar.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados