Notícia

PCdoB-BA realiza Fórum Estadual dos Municípios Estratégicos

21 julho, 2017

 
fórum municípios
 
O Comitê Estadual do PCdoB reuniu, nesta sexta-feira (21/07), em Salvador, lideranças de 16 dos 17 municípios estratégicos para o partido no estado, que são os que possuem mais de 100 mil habitantes. Na pauta, está a Campanha Antônio Levino de Estruturação Partidária, lançada para promover um esforço coletivo de fortalecimento da organização e da atuação política do PCdoB.
Para o encontro, foi convidado o coordenador do Departamento Nacional de Quadros do partido, Carlos Augusto ‘Patinhas’, que debateu, junto com os dirigentes estaduais, estratégias organizativas. Segundo ele, a ideia de reunir os municípios maiores em população se deve à possibilidade de, através da força deles, chegar aos municípios menores que estão em volta.
“A consolidação do partido vai por onda. Primeiro, se consolida esses municípios e eles vão atingindo os outros. A preocupação da direção é com todos os municipais, mas, para atingir a todos, precisamos trabalhar nos polos”, explicou Patinhas. Na ocasião, ele ainda elogiou o que já vem sendo feito no estado. “Na Bahia, o partido é forte, bem estruturado, e consegue chegar em mais de 300 municípios”.
O presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, orientou os comitês municipais para a preparação do processo de conferências, de modo que a questão da organização partidária seja amplamente debatida. Ele ainda defendeu a importância de se estruturar o Fórum Estadual dos Municípios Estratégicos para que seja possível atingir “os objetivos de alcançarmos um partido ativo, grande e organizado”.
Na condução dos trabalhos, estava a secretária estadual de Organização, Daniele Costa, que apresentou o documento de balanço da Campanha de Estruturação Partidária, registrando avanços conquistados no último período (clique aqui para ler o documento). Para a secretária, o desafio de acompanhamento dos comitês municipais deve ser regionalizado a partir dos fóruns macrorregionais.
Os 16 municípios presentes foram Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Ilhéus, Lauro de Freitas, Jequié, Alagoinhas, Camaçari, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Feira de Santana, Paulo Afonso, Barreiras e Eunápolis. Os dirigentes do partido nas cidades citadas apresentaram um balanço da organização partidária municipal e abordaram o andamento da campanha pela adesão dos filiados e militantes ao aplicativo PCdoB Digital.
Para a campanha de adesão ao PCdoB Digital, a dirigente estadual Manuela Simões, da Secretaria de Organização, realizou uma oficina sobre o uso do aplicativo com as lideranças municipais presentes. Ao fim do encontro, a secretaria Daniele Costa avaliou como muito positiva a instalação do Fórum, ressaltando que deverá haver reuniões regulares para a sua consolidação.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados