Notícia

Rede Globo nega conciliação em ação sobre ausência de negros na novela

18 julho, 2018

Ângela Guimarães acompanhada das advogadas e procuradoras do MPT


 
A primeira audiência da ação civil pública que a União dos Negros pela Igualdade (Unegro) move contra a Rede Globo de Televisão, motivada pela ausência de atores negros na novela ‘Segundo Sol’, aconteceu na última terça-feira (17/07), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, e terminou sem acordo. A emissora de televisão não apresentou uma proposta na primeira audiência, que é voltada para uma tentativa de conciliação entre as partes.
Representada por três advogadas, a Rede Globo justificou a ausência de acordo pelo fato de considerar que não é justo nem plausível o motivo da ação, segundo a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães. A entidade questiona a baixa representatividade dos negros na novela porque a produção é ambientada em Salvador, onde cerca de 80% da população são de afrodescendentes.
Apesar da inexistência de acordo no primeiro encontro, Ângela garantiu que a Unegro vai persistir com a ação para que “seja estabelecida a real proporcionalidade da população negra no elenco da novela Segundo Sol da Rede Globo”. Ela ainda afirmou que a entidade também pleiteia a punição ‘exemplar’ do grupo de comunicação por atentar contra os princípios constitucionais relacionados à dignidade humana da população negra.
“Diante da negativa da Globo em atender à demanda da ação e de apresentar uma proposta de conciliação, a UNEGRO reafirma sua disposição em continuar a luta nas ruas e nos tribunais para que a ausência de representação negra nas telenovelas como também na grande geral da TV Aberta sejam superadas”, explicou a presidenta Ângela Guimarães.
Na primeira audiência, a Unegro foi acompanhada pelas advogadas Aline Moreira, Darci Xavier e Maíra Vida, e pelas procuradoras do Ministério Público do Trabalho (MPT) Virgínia Sena e Valdirene Assis.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados