Notícia

Reunião do comitê estadual – Rumo à Conferência

11 outubro, 2017

O Comitê Estadual do PCdoB da Bahia se reuniu hoje (06/10), no auditório do Sindicato dos Servidores do Judiciário, para debater a Conferência Estadual e o cenário político nacional. A reunião foi aberta pelo presidente tratando da conjuntura nacional. “A crise do capitalismo, cada vez mais excludente e concentrador, vem produzindo mecanismos de restrição à democracia. A cada dia se reduz o espaço da política, demonizada permanentemente pela grande imprensa. O mercado quer tutelar a política para impor as medidas dos interesses dos grandes capitalistas “, afirmou Davidson Magalhães. “No caso do Brasil, temos uma acelerada entrega do patrimônio público e desnacionalização da economia, com ameaças de privatização até mesmo da Petrobras e Banco do Brasil”, reforçou.
Para o presidente estadual, a posição do STF de suspender o mandato do Senador Aécio Neves é uma ameaça às garantias do exercício dos mandatos parlamentares asseguradas na constituição. ” Caso se confirme a decisão do Supremo, fica aprovada a  jurisprudência para o judiciário cassar mandatos ao sabor de suas conveniências políticas, e isso é incompatível com a democracia”, enfatizou.
Reforma Política
Para Davidson, as regras aprovadas – adiamento para 2020 do fim das coligações e cláusula de desempenho eleitoral -, nos garantem um fôlego maior para a eleição de 2018, mas apontam grandes desafios para a partir das eleições seguintes. “Foi uma vitória nossa, na medida em que ficou assegurado o financiamento público de campanha, e nos deixa com melhores possibilidades de êxito eleitoral em 2018”, disse.
O presidente concluiu a fala informando que foi retomada com força na direção nacional do partido a ideia de uma pré-candidatura presidencial e conclamando a militância a reforçar a agenda de enfrentamento à onda de retrocessos e ataques aos direitos dos trabalhadores, promovidos pelo governo golpista.
Conferências e direção
A secretária de organização, Daniele Costa, registrou o impacto da crise política e da onda conservadora no processo de preparação para a conferência estadual, que proporciona dificuldades adicionais na mobilização da militância. Disse ainda que, em que pese as adversidades, tivemos um ganho qualitativo no que diz respeito ao lançamento das teses, realizadas em várias cidades, destacando a participação dos camaradas Renato Rabelo e Haroldo Lima, membros do Comitê Central, nesses eventos.
“O desafio agora é assegurar a realização de todas as conferências agendadas, que chegam ao número de 172, se somadas às já realizadas”, afirmou Daniele.
A dirigente apresentou ao coletivo a proposta de nominata do novo Comitê Estadual com base em uma proposta elaborada a partir da Comissão Política. A proposta aprovada, depois de debate concluído na direção estadual, segue agora para discussão no plenário da Conferência Estadual, marcada para os dias 21 e 22 de outubro.
Fonte: PCdoB-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados