Notícia

Setre leva jovens de escolas públicas para assistir ao filme Pantera Negra

20 março, 2018

 
Uma sessão gratuita do filme Pantera Negra, com direito a pipoca e refrigerante, reuniu na manhã desta segunda-feira (19), cerca de 100 estudantes dos colégios estaduais Nelson Mandela, Norma Ribeiro e Plataforma e da Escola Comunitária Luiza Mahin, no Shopping da Bahia, em Salvador.
O longa-metragem, com elenco predominantemente negro, arrancou aplausos e risadas dos jovens que acompanharam a história de T’Challa, líder do reino afrofuturista de Wakanda. A sessão foi uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre representatividade e empoderamento da população negra.
“Apesar de ficção, o filme traz uma mensagem inspiradora para a juventude, com referências positivas que mostram que negras e negros podem ser o que quiserem na sociedade”, ressaltou a titular da Setre, Olívia Santana, que acompanhou a exibição.
A professora do Colégio Estadual Norma Ribeiro, Margarete Carvalho, conta que a ida ao cinema foi precedida por debates em sala de aula, sobre a África e a questão racial. “Além de trazer outro olhar sobre o continente africano e colocar afrodescendentes como protagonistas, Pantera Negra conta com personagens femininas em funções de destaque, seja como guerreiras ou no comando de um laboratório de tecnologia. São questões extremamente importantes, que continuarão sendo discutidas no colégio, agora com a referência do filme”, explicou a educadora.
Para o aluno do Colégio Estadual de Plataforma, Cledson Borges, 14 anos, Pantera Negra é inovador. “É bem diferente dos outros filmes de super-heróis. Mostra a superação do povo, aborda a questão da tecnologia, traz uma crítica ao egoísmo e mostra o negro ocupando seu espaço. Tudo isso com cenas de ação empolgantes e senso de humor. O que me marcou mais foi, na parte final, quando um dos personagens relembra os anos de escravidão sofridos por nossos antepassados africanos”, contou o estudante.
Campanha
Antes da exibição do filme, a Promotora de Justiça, Márcia Teixeira, do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público da Bahia (MP-Ba), apresentou aos estudantes a Campanha Todos Contra o Racismo, que traz ativistas do movimento negro e personalidades artísticas, que atuam no enfrentamento a este tipo de prática. Os jovens receberam o material informativo da campanha, cujo objetivo é alertar a população sobre a importância de somar esforços para combater o racismo.
 
Fonte: Ascom Setre
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados