Notícia

Aladilce propõe transformar matrizes do forró em patrimônio cultural

9 julho, 2018

Defender as matrizes do forró, através do registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é o objetivo da audiência pública que acontece no dia 12 de julho (quinta-feira) às 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Praça Municipal. A atividade é uma iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e da Comissão de Cultura da Câmara.
A audiência faz parte de uma série de encontros que têm sido realizados em diversos estados e municípios para atender o processo de reconhecimento das matrizes do forró pelo Iphan. Em 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste solicitou o registro, que é o instrumento legal para assegurar a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e garantir políticas de salvaguarda a esse bem.
Todas as informações coletadas nas audiências que estão sendo promovidas para discutir as matrizes do forró serão utilizadas no processo de reconhecimento pelo Iphan. “O que estabelecerá serão os estudos e pesquisas realizados pelo IPHAN. Portanto, precisamos explicar para as autoridades a importância do debate desse registro, além de levantarmos recursos para nosso objetivo”, afirmou Rozania Macedo, presidente do Colegiado da Bahia.
A proposta já tem o apoio de diversos forrozeiros, entidades e políticos, como a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) que no ano de 2017 homenageou, em sessões especiais na Câmara Municipal, ícones da cultura nordestina como Targino Gondim e o Mestre Bule-Bule. Aladilce também é autora de um projeto de lei comemorado pelos forrozeiros, que determina cota na contratação de artistas locais em eventos do Município.
“O reconhecimento das matrizes do forró é fundamental para preservar a identidade e salvaguardar os direitos de todos e todas que mantém viva essa cultura”, destacou Aladilce. Para a vereadora, a realização da audiência será mais uma contribuição para o processo de registro pelo Iphan.
 
Fonte: Ascom/ Aladilce

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados