Notícia

Álvaro Gomes vai receber a Comenda Dois de Julho da Assembleia

12 janeiro, 2018

O ex-deputado estadual Álvaro Gomes, do PCdoB, vai receber a Comenda Dois de Julho, considerada a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), concedida a personalidades com reconhecidos serviços prestados à sociedade. A indicação foi feita pelo deputado Sargento Isidório (PDT), aprovada pela Casa e publicada do Diário Oficial desta terça-feira (09/01).
Na Assembleia, Álvaro esteve por 12 anos, durante três mandatos seguidos, sendo premiado por diversas vezes como um dos melhores deputados. Em 2015, ele assumiu a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no início da gestão do governador Rui Costa, onde permaneceu por dois anos.
Sem saber da existência da proposta de concessão do título, Álvaro Gomes disse que foi pego de surpresa quando soube que ela havia sido aprovada. “Nem estava sabendo, mas fiquei muito alegre quando me informaram. É um reconhecimento de um trabalho coletivo que fizemos durante os 12 anos que passamos na Assembleia. Isso me deixa, com certeza, mais fortalecido para continuar a luta”, afirmou.
A data da sessão de entrega da comenda ainda vai ser definida, mas Álvaro já sabe a quem agradecer e dedicar o reconhecimento. “Já agradeço ao deputado Isidório, ao presidente da Assembleia, Ângelo Coronel [PSD], e a todos os deputados que aprovaram. Dedico esse título a todos os lutadores por uma sociedade socialista, de paz e justiça social”.
Ainda à frente da Setre, em 2015, o ex-deputado foi a 10ª personalidade a receber o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, outra importante honraria concedida pela Assembleia. Atualmente, Álvaro Gomes é assessor especial Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES).
Além de passagens pelo Executivo e Legislativo do estado, Álvaro também integrou o movimento sindical. Ele foi presidente da Federação dos Bancários Bahia e Sergipe (1996) e por três vezes presidiu o Sindicato dos Bancários da Bahia (entre 1987 e 2002).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados