Notícia

Assembleia Legislativa concede título de cidadã baiana a Flora Gil

7 fevereiro, 2020


 
O Legislativo baiano concedeu, na última quinta-feira (06/02), o título de Cidadã Baiana à empresária paulista Flora Gil, em uma sessão especial que privilegiou, a todo momento, referências à poesia presente nas canções do compositor Gilberto Gil, marido da homenageada, além da música e religiosidade afro-brasileira. A solenidade, bastante concorrida, contou com a presença de artistas, músicos e ativistas de movimentos culturais de Salvador, empresários, produtores, além de autoridades religiosas de matriz africana, entre outros segmentos.
“A homenagem do dia de hoje é uma forma de reconhecermos e agradecermos a ela por sua grande atuação como empresária do chamado ‘show business’, seu empenho em investir na Bahia e se vestir da cultura baiana, não como um folclore, mas sim com respeito e delicadeza”, definiu a deputada Olívia Santana (PCdoB), proponente do título.
A outorga, justificou a parlamentar, reverencia aquela que criou “o camarote mais inovador, cultural e consistente da festa soteropolitana de Momo, o Expresso 2222, agregando à festa uma marca de compromisso com soluções criativas e pautadas na sustentabilidade”.
Segundo Olívia, Flora Gil está à frente de 10 importantes empresas na Bahia, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, como a Quanta Produções Artísticas Ltda, Alafia Produções e Eventos Ltda, Gege Edições Musicais Ltda, F & G Patrimonial Ltda, entre outras. “Flora Gil é uma visionária, constrói o hoje enxergando o futuro”, elogiou.
“Flora veio e se misturou, trabalhou, acolheu, criou e pariu, aqui, filhos e frutos; se tornou e é baiana como todas as meninas e meninos, que Deus deu, que Deus dá”, disse Nara Gil, filha do cantor, confidenciando, de forma feliz, que “estava com meu pai quando ele conheceu Flora”. Os artistas Luiz Caldas e Margareth Menezes demonstraram sua gratidão; o cantor observou o espírito agregador da empresária, enquanto a cantora destacou “o exemplo de mulher empreendedora”.
Também prestigiaram a cerimônia, com assento na mesa: a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Lisbete Teixeira; a procuradora-geral do Ministério Público da Bahia, Ediene Lousado; o reitor em exercício da Ufba, professor Paulo Miguez; o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, representando o Governo do Estado; o defensor público geral, Rafson Ximenes; o publicitário Pedro Tourinho; a produtora Ivana Souto; a empresária, representante da Câmara de Mulheres Empresárias, Rosemma Maluf; as deputadas federais Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PC do B). Participaram ainda as deputadas Fátima Nunes e Maria del Carmen, ambas do PT, e as secretárias estaduais Arany Santana (Cultura) e Julieta Palmeira (Políticas para as Mulheres).
 
Fonte: Ascom/Assembleia

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados