Notícia

Bancada do PCdoB pede que Heleno seja convocado para explicar ameaças

25 maio, 2020

A líder da bancada do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), apresentou um pedido de convocação do ministro Augusto Heleno para que ele explique o que quis dizer com “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), o general Heleno repreendeu o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de uma nota.
A manifestação do ministro aconteceu após o ato do decano da Corte, ministro Celso de Mello, que encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedidos de partidos e parlamentares para que o celular de Bolsonaro seja apreendido e periciado. ​ O procedimento é de praxe, mas Heleno afirmou que a demanda é “inconcebível” e mesmo “inacreditável”.
Além disso, na nota, o ministro faz um “alerta” do GSI “às autoridades constituídas” de que “tal atitude [o pedido] é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.
Na opinião da líder do PCdoB, a nota do general Heleno parece uma “ameaça clara à República, à Constituição e aos Poderes”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados