Notícia

Cebrapaz repudia a invasão da Embaixada da Venezuela no Brasil

13 novembro, 2019

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudiou a invasão ‘criminosa’ da Embaixada da Venezuela no Brasil, localizada em Brasília, nesta quarta-feira (13/11), por apoiadores do autoproclamado presidente daquele país, Juan Guaidó. Por meio de uma nota, a entidade também cobrou das autoridades brasileiras proteção à Embaixada venezuelana.
Leia a íntegra da nota:
 
Repudiamos a invasão da Embaixada da Venezuela no Brasil pelos golpistas apoiados por Jair Bolsonaro!
 
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ) condena nos mais firmes termos a criminosa invasão da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela em Brasília, nesta quarta-feira (13), por golpistas apoiadores do ilegítimo, autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.
Ao receber a denúncia do intento, somamo-nos às forças democráticas, entre representantes de entidades populares, movimentos sociais e parlamentares progressistas que se dirigiram imediatamente à Embaixada para evitar a tomada do local pelo virulento grupo de invasores.
Condenamos veementemente o posicionamento do governo de extrema-direita do Brasil, liderado pelo protofascista presidente Jair Bolsonaro, que albergou de forma ilegítima, irresponsável e em violação do direito internacional, a autodenominada representação diplomática dos golpistas venezuelanos no País, que a Chancelaria de Bolsonaro tentou alojar na Embaixada, instando os integrantes da legítima missão diplomática da Venezuela no Brasil a se retirarem.
Repudiamos a agressividade dos golpistas e exigimos às autoridades brasileiras que cumpram seu dever na proteção da Embaixada da Venezuela, assim como dos funcionários do corpo diplomático que, leais ao seu próprio povo e democracia, seguem no local, resistindo bravamente, à tentativa de tomada do edifício pelos golpistas.
Seguimos vigilantes e acompanhamos a situação no local. Apelamos para que se evite o tensionamento a ponto de um confronto, que os grupos invasores buscam provocar, incitados pelo irresponsável e criminoso posicionamento do Governo brasileiro, um títere do imperialismo estadunidense!
Toda a solidariedade ao povo venezuelano em defesa da sua democracia, do seu legítimo Governo e da sua soberania popular e nacional!
Tirem as mãos da Venezuela, já!
Direção Nacional
CEBRAPAZ

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados