Notícia

Comissão Política do PCdoB-BA discute conferências e eleições 2020

28 outubro, 2019


 
 
A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu, nesta segunda-feira (28/10), em Salvador, para retomar o debate sobre a conjuntura e a preparação da Conferência Estadual. A eleição de Alberto Fernández e Cristina Kirchner na Argentina, no último domingo (27), foi um dos assuntos tratados e, para o presidente estadual do partido, Davidson Magalhães, representa uma inspiração para a luta política no Brasil.
“A vitória da esquerda na Argentina demonstrou a correção da construção de frente ampla. É necessário a oposição [no Brasil] se unificar e mobilizar para enfrentar a agenda regressiva. A possível saída de Lula [da prisão] pode ajudar na resistência”, avaliou Davidson.
O presidente do PCdoB também lembrou dos conflitos que acontecem no Chile contra as medidas do presidente Sebastián Piñera e defendeu que há similaridades entre os atuais cenários dos dois países. “O modelo de Paulo Guedes [ministro da Economia] e Bolsonaro é o mesmo implantado no Chile que gerou a revolta do povo daquele país”, disse.
“Há uma estagnação econômica no mundo, que tende a se aguçar, não é uma crise conjuntural, há uma ineficiência das políticas monetárias para reativar a economia, há esgotamento das políticas tradicionais. No Brasil, aprofundam-se os elementos que devem agravar a crise política e econômica”, continuou o presidente do PCdoB-BA.
Bahia
O cenário político na Bahia também foi discutido e considerado positivo para os comunistas. “Há um clima favorável para a campanha do PCdoB na Bahia por conta do desgaste de Bolsonaro e do prestígio do governador [Rui Costa]. Precisamos atrair ainda mais lideranças para nossas fileiras para candidaturas majoritárias e proporcionais”, afirmou Davidson.
A avaliação otimista do presidente vale também para toda a base do governador. “O governo Rui Costa goza de muito prestígio nas diversas regiões do estado. Há uma desagregação das forças ligadas ao carlismo, com a incorporação à base governista de prefeitos e lideranças políticas”, afirmou.
Sobre as eleições de 2020, o presidente destacou que a vitória eleitoral da base do governo na capital é fundamental para o fortalecimento desse campo, na perspectiva para 2022. Ele ainda defendeu que o PCdoB deve agilizar o processo de definição do nome que estará à frente da candidatura comunista à prefeitura de Salvador.
Conferência
Na ocasião, a secretária estadual de Organização, Daniele Costa, apresentou um balanço do processo de preparação da Conferência estadual e a proposta de regimento interno. Até agora, já foram realizadas 116 conferências municipais, muitas delas com grande participação e decisões políticas importantes, segundo a dirigente.
“A meta do PCdoB-BA de realizar 200 conferências é viável e devemos fazer o esforço coletivo de construção desses encontros. O desafio de construção de chapas próprias de vereador deve ser bem debatido em cada conferência municipal, bem como os projetos de candidaturas a prefeitos e prefeitas”, destacou Daniele Costa.
A Conferência estadual do PCdoB será no próximo dia 23 de novembro, em Salvador. Na ocasião, serão debatidas questões da vida partidária e o pré-projeto eleitoral para 2020, e ainda realizada a eleição dos novos integrantes do Comitê Estadual.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados