Notícia

Convenção Eleitoral confirma o projeto do PCdoB para as Eleições 2018

4 agosto, 2018


 
Os delegados e as delegadas presentes na Convenção Eleitoral do PCdoB na Bahia, que aconteceu na manhã deste sábado (04/08), em Salvador, aprovaram o projeto eleitoral elaborado pela direção estadual. Com a decisão, o Partido está apto a fazer o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e dá um importante passo para jogar a campanha nas ruas.
O projeto da direção estadual referendado na Convenção apresenta uma chapa própria para a disputa à Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), com 42 nomes – 28 homens e 14 mulheres. Para a disputa à Câmara Federal foram definidas três candidaturas, com a indicação dos nomes de Alice Portugal, Daniel Almeida e Isaac Carvalho.
A meta é eleger os três candidatos a deputado federal – aumentando a bancada de dois para três parlamentares – e quatro deputados estaduais – com o acréscimo de mais uma vaga na Assembleia, que, atualmente, conta com três deputados comunistas.
Unidade
Na ocasião, o presidente estadual do PCdoB da Bahia, Davidson Magalhães, conclamou a unidade da militância em nome dos interesses do Partido, nestas eleições. “Temos que marchar pelo nosso projeto, independente de quem seja eleito. Precisamos eleger uma bancada forte, e só faremos isso com o espírito de unidade, de combatividade, que permitiu ao PCdoB chegar a quase 100 anos”, disse.
Para o presidente, o momento político é desafiador, pelo golpe que tirou a esquerda do Poder, em 2016, mas, no entanto, traz uma grande possibilidade de sucesso para o campo progressista, diante do fracasso do projeto ultraliberal do presidente Michel Temer. “Nessa perspectiva [de impopularidade de Temer e aliados] é que se abre o espaço para nós derrotarmos essas forças nas próximas eleições”.
No cenário estadual, especificamente, Davidson defendeu que é hora de conquistar “a maior vitória do PCdoB na Bahia”.
Majoritária
Ao fim do ato, que aconteceu no CTN (Centro de Treinamento da CAR/SDR), em Itapuã, a militância comunista seguiu em caminhada para o Parque de Exposições, no mesmo bairro, onde ocorreu a convenção que confirmou a candidatura à reeleição do governador Rui Costa (PT). O PCdoB integra a chapa majoritária, com Davidson Magalhães na suplência de Ângelo Coronel (PSD), candidato ao Senado.
Davidson defendeu a importância do engajamento da militância também na campanha da chapa majoritária, de modo ajudar a manter na Bahia o projeto liderado pela esquerda e que o PCdoB integra desde 2007, com o governo de Jaques Wagner. “Não é o espaço que o PCdoB merece [a suplência], que, pela sua tradição, tem direito, mas é o espaço possível, neste momento”, afirmou.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados