Notícia

Coro de ‘Lula Livre’ marca abertura da Bienal da UNE em Salvador

7 fevereiro, 2019


Um coro de ‘Lula livre’ dominou a abertura da 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que aconteceu na noite desta quarta-feira (06/02), no Teatro Castro Alves. Algumas horas antes, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva havia sido condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelo caso do Sítio Atibaia.
Homenageado do evento, o cantor e compositor Gilberto Gil respondeu aos gritos da plateia com um suave “Tomara que chegue a hora”. Antes de Gil subir ao palco, as atenções voltaram-se a líderes da esquerda presentes no teatro, como a candidata à vice-presidência pelo PT nas últimas eleições, Manuela d’Ávila (PCdoB/RS).
Gil também ressaltou uma certa singularidade baiana em meio ao atual cenário nacional. “Num momento como esse, com esse conservadorismo e esse reacionarismo todo que a gente respira por aí, intoxicante, o resto do Brasil instintivamente se volta para aquele lugar em que o espírito respira um ar ainda puro. Essa é a Bahia”.
O cantor participou de uma espécie de ‘talk show’ com a pesquisadora Ana de Oliveira, que o apresentou como “o maior de uma geração que melhor sonhou o Brasil”. Eles revisitaram o livro “Disposições Amoráveis”, publicado em 2015 pela dupla, e lançado ontem em Salvador. No livro, Gil fala sobre espiritualidade, cultura, raça, tropicalismo e sustentabilidade, temas que voltaram a ser abordados ontem.
Um estudante perguntou a Gil sobre como responder ao crescimento de discursos racistas, machistas e homofóbicos, e o cantor preferiu explicar de onde eles nascem. “Esses discursos partem de gente conservadora, reacionária, que não quer permitir ao Brasil a condição de vanguarda. Gente que quer ser os Estados Unidos da América. Mas o destino do Brasil é mais além disso”.
Programação 
Com o tema “Gil, um reencontro com o Brasil”, a Bienal da Une está completando 20 anos. A primeira edição também aconteceu em Salvador, em 1999. A programação vai até este domingo, dia 10. A expectativa dos organizadores é que 10 mil estudantes participem de oficinas, debates, conferências e mostras, que acontecem no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Confira a programação completa no site da UNE:
http://www.une.org.br/noticias/saiu-a-programacao-da-11a-bienal-dos-estudantes/
 
Com Jornal A Tarde

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados