Notícia

CTB: Superação real da crise cobra juro real menor e mais investimento

7 dezembro, 2017

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) avaliou, em nota, que, para o Brasil voltar a crescer, precisa de juros reais menores e mais investimentos. “Não vemos empenho nenhum do governo em investir na retomada da economia, com o fomento de investimentos públicos e privados, para assim estimularmos a geração de emprego e reaquecermos nossa economia”, diz o texto.
 
Confira abaixo a íntegra da nota:
Após mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), ocorrida nesta quarta-feira (6), os juros voltaram a cair e chegou ao seu menor patamar, 7%.
Mesmo com as sucessivas reduções, o Brasil ainda possui a maior taxa de juros reais do mundo. É o que aponta o último estudo realizado da Infinity Asset Management que avaliou 40 economias em diferentes regiões do globo.
Nas 40 economias pesquisadas, 26 países têm taxas de juros reais negativa. O Reino Unido, por exemplo, tem taxa negativa de -2,24%, enquanto na Alemanha, a taxa está negativa em -1,92%. Nos Estados Unidos, a taxa é negativa em -1,06%.
Mesmo com a redução, os juros reais no Brasil se mantêm muito altos e inibem o interesse de investimentos no setor produtivo, base fundamental para a retomada do crescimento de qualquer nação. 
Não devemos ter ilusões. Não será somente reduzindo os juros que superaremos a realidade dramática de mais de 26 milhões de brasileiros, hoje, condenados ao desemprego ou a condições de subemprego. E, mesmo com a queda dos juros, o Brasil teve um crescimento aproximado de 0,1% no último trimestre. 
Os dados comprovam que reduzir os juros é somente um passo dentro da engrenagem do sistema. Não vemos empenho nenhum do governo em investir na retomada da economia, com o fomento de investimentos públicos e privados, para assim estimularmos a geração de emprego e reaquecermos nossa economia. 
Um Brasil forte e que tenha um horizonte de crescimento com geração de emprego e valorização dos salários precisa de juros reais ainda menores e a ampliação significativa dos investimentos, sem essa receita, não haverá retomada.
Adilson Araújo
Presidente Nacional da CTB 
Fonte: CTB
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados