Notícia

Daniel sobre fim do Ministério do Trabalho: Desprezam temas fundamentais

12 novembro, 2018

O deputado federal reeleito Daniel Almeida (PCdoB) criticou a decisão do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de extinguir o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a finalidade de incorporá-lo a outra pasta. Para Daniel, que tem a atuação parlamentar marcada pela defesa da classe trabalhadora, a extinção é um sinal do desprezo que o novo governo tem por temas fundamentais para a vida do povo.
“É um descompromisso com a vida das pessoas. Nada mais importante na vida de um cidadão do que ter um trabalho. Extinguir Ministério do Trabalho é um desprezo para com esse tema tão fundamental. É não estar atento para 14 milhões de desempregados, para o descaso que os patrões fazem com a proteção dos trabalhadores”, defendeu o parlamentar.
Daniel também lembra que o Ministério do Trabalho e Emprego é uma conquista histórica dos trabalhadores, com criação datada de 1930, durante a gestão de Getúlio Vargas, pois a realidade do trabalho era ignorada pelos governos. “[Extinguir a pasta] É colocar o país na Era pré-Vargas. Esse debate sobre o valor do trabalho foi tão intenso e está sendo agora desprezado”, disse.
O deputado federal do PCdoB também defende que a medida de Bolsonaro é uma contradição que vai na contramão dos interesses da sociedade. “Enquanto se tem um ministro poderoso da Economia [Paulo Guedes, já anunciado pelo presidente eleito], tira os ministérios que lidam com a vida das pessoas”, afirmou.
A proposta de mudança ministerial vai passar pelo Congresso Nacional e, na ocasião, Daniel prometeu agir para impedir a extinção. “Nós estaremos embandeirados para proteger os trabalhadores, a legislação e as instituições que podem ser um instrumento para os trabalhadores recorrerem na hora do aperto”, finalizou o parlamentar.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados