Notícia

Debate da Unegro em Salvador recebe a cientista Joana D’Arc Félix

21 julho, 2019

A União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO) promove, no dia 31 de julho, às 17h, o debate “Insurgências das Mulheres Negras na Academia: reinventando saberes, ressignificando olhares”. A atividade, aberta ao público, acontece no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a participação da professora e cientista Joana D’Arc Félix de Sousa.
O objetivo é apresentar as trajetórias de mulheres negras que atuam no ensino superior, buscando analisar o processo de constituição identitária e as situações de preconceito e discriminação, por questões de gênero raça e classe, vivenciadas pelas docentes.
Formada em Química, com graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Joana D’Arc coordena e desenvolve projetos de pesquisas na área de resíduos sólidos. Por suas atividades acadêmicas, já foi agraciada com 108 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, é coordenadora e professora do curso técnico em Curtimento da Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior (Centro Paula Souza), em Franca, no interior de São Paulo, e atua como docente dos cursos técnicos em Biotecnologia e Meio Ambiente da mesma instituição.
Também participam do debate a Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães; a Diretora do Campus Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mirian Reis; a Pró-Reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Bahia (Ufba), Cássia Maciel; a ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ivete Sacramento, primeira reitora negra de universidades baianas, dentre outras representações.
 
Com Ascom/Unegro

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados