Notícia

Delegacia da Mulher é inaugurada em Paulo Afonso

29 maio, 2017

 
Na última sexta-feira (26/05), o governador Rui Costa inaugurou a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade de Paulo Afonso. A unidade contou com investimento do Governo do Estado de quase R$ 2,4 milhões.
De acordo com o secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Maurício Barbosa, a unidade atende a um modelo de construção que tem sido adotado em todo o estado, oferecendo mais conforto aos policiais, além de prestar o acolhimento necessário às vítimas de crimes.
Além das dependências comuns a qualquer unidade policial, a estrutura das novas DEAMs possui biblioteca, auditório, salas para acolhimento das vítimas e para o atendimento do assistente social. Além do novo imóvel, a unidade também recebeu duas viaturas este ano.
Para a titular da DEAM, delegada Juliana Fontes Barbosa, a sala de reconhecimento é um dos espaços que mais merecem destaque. “Permite que a vítima reconheça o agressor, sem ser vista por ele. Isso dá uma segurança muito maior para vítima, estimulando a denúncia”, ressaltou.
Segundo ela, só em 2016 foram registradas 1.400 ocorrências contra a mulher em Paulo Afonso e este ano o número já chega a 500. A maior parte referente a ameaças, “crimes que demandam uma grande atenção da polícia por conta da possibilidade de evoluir para uma agressão física ou até para o feminicídio”.
Secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira declarou que o equipamento é extremamente importante par fortalecer a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.
Comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) da cidade, a tenente Michele Santos Almeida acredita que os investimentos nas ações de proteção à mulher estão estimulando o aumento das denúncias. Inclusive, quando a atuação da Ronda começou na cidade havia 65 medidas protetivas e, hoje, existem 150.
 
Fonte: SPM/BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados