Deputada do PCdoB-BA denuncia desmonte dos institutos federais na Bahia

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) se reuniu, na última quinta-feira (06/12), em Brasília, com o reitor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Aécio José Duarte, para tratar do desmonte dos Institutos Federais na Bahia. A parlamentar foi informada pelo reitor que o Ministério da Educação vai mudar a estrutura dos institutos federais baianos.

Alice afirmou que a notícia é uma surpresa, pois em audiência pública na Comissão de Educação da Câmara, neste ano, o MEC havia se comprometido em não tomar essa decisão. O reitor afirmou que foi comunicado que a reitoria do IF Baiano irá ser transferida de Salvador.

“Essa medida irá prejudicar mais de 200 famílias de professores, servidores e alunos. É um absurdo! Neste final de governo Temer, com menos de um mês pra acabar, vai se mexer na estrutura dos institutos, que já vem sofrendo com o corte no orçamento feito pelo governo federal”, disse Alice.

A deputada imediatamente fez contato com o coordenador da bancada da Bahia, deputado Félix Mendonça, para que seja marcada uma audiência suprapartidária com o ministro da Educação, Rossieli Soares, para impedir que essa reestruturação dos institutos aconteça.

“Quero me solidarizar com toda a comunidade do IF Baiano e dizer que estamos perfilados para que essa mudança não ocorra e que qualquer modificação na arquitetura institucional seja discutida com a comunidade. É algo surreal o que está acontecendo com a educação brasileira. Nas universidades, estamos vendo os cortes cruéis nas verbas, a não substituição daqueles que se aposentaram, a perspectiva de menos concursos públicos – tudo isso é a afirmação cruel da Emenda Constitucional 95”, finalizou a deputada, garantindo que continuará na linha de frente em defesa dos institutos federais, das universidades e da educação no Brasil.

Com Ascom/ Alice

Textos Relacionados
Deixe seu recado