Notícia

Deputado sugere que Bahia siga o Maranhão e crie a Escola Sem Censura

14 novembro, 2018

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) sugeriu ao governador Rui Costa, através da Indicação Parlamentar nº 1.683/2018, a edição de um decreto que garanta a liberdade e autonomia dos professores em sala de aula na Bahia. A proposta “Escola Sem Censura” se assemelha a que foi editada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e visa se antecipar aos efeitos do “Escola Sem Partido”.
“É preciso conter essa onda autoritária que visa, na verdade, impor no ambiente escolar, pedagógico, a ditadura do discurso único e impedir a formação crítica do estudante. Temos que garantir um ambiente escolar saudável, de reflexão, de circulação de ideias, de saberes e conhecimentos, que contribua com a formação dos nossos estudantes. A liberdade pedagógica e educacional para isso é fundamental”, explicou o deputado do PT.
A proposta possui quatro artigos que visam assegurar o exercício de garantias constitucionais no ambiente escolar da rede estadual de ensino da Bahia. Há, principalmente, a vedação ao cerceamento de opiniões mediante violência ou ameaça e a garantia de que vídeos ou áudios só poderão ser gravados durante as aulas e demais atividades de ensino mediante o consentimento de quem será gravado.
“Ao invés de tentar intimidar e impor a lei da mordaça aos professores, é preciso justamente fazer o inverso. Valorizar e incentivar a formação continuada desse profissional tão essencial para nosso futuro civilizatório e garantir a universalização da educação pública, de excelência e democrática”, enfatiza Galo.
O documento foi protocolado na Assembleia Legislativa na última terça-feira (13).
 
Com Ascom/ Marcelino Galo

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados