Notícia

Estudantes protestam em Salvador contra cortes de Bolsonaro na educação

6 maio, 2019


 
Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Institutos Federais de Educação do Estado (IFBA) foram às ruas de Salvador, nesta segunda-feira (06/05), em protesto contra os cortes orçamentários feitos pelo presidente Bolsonaro. Além dos estudantes, professores, lideranças do movimento estudantil e o próprio reitor da UFBA, João Carlos Salles, estiveram na manifestação.
O ato percorreu o bairro do Canela, onde estão localizadas as reitorias da UFBA e do IFBA. Na linha de frente da passeata, uma faixa gigante exibia os dizeres: “Bolsonaro é inimigo da educação”. Os manifestantes também portavam cartazes com críticas aos cortes e ao governo Bolsonaro.
A deputada federal Alice Portugal, que é formada pela UFBA e técnica da Universidade, esteve na atividade. Na ocasião, a parlamentar comunista defendeu que o bloqueio orçamentário das instituições federais revela o perfil autoritário do novo governo.
“Os cortes são um absurdo feito por Jair Bolsonaro e pelo ministro da Educação [Abraham Weintraub]. São os tiranos de plantão. Isso não é novidade. Desde os 17 anos estou aqui nessas escadarias [da reitoria da UFBA], lutando pela universidade pública”, afirmou Alice Portugal.
A vereadora de Salvador Aladilce Souza também esteve no protesto. A edil protocolou na Câmara uma moção de repúdio pelos cortes do governo federal nas instituições baianas.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados