Notícia

FBP repudia acusações contra presidenta do PT e prisão de Dirceu

21 maio, 2018

A Frente Brasil Popular (FBP) repudiou, através de nota pública, as denúncias de recebimento de propina e caixa dois feitas pela Polícia Federal contra Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, e a volta à prisão de José Dirceu, determinada pela Justiça federal do Paraná. Para a entidade, os dois episódios representam mais um ataque à democracia.
Na nota, a FBP também lembra das ilegalidades da prisão do ex-presidente Lula e revela temor com a o futuro do pacto democrático no Brasil. “Ao encarceramento do ex-presidente Lula, somam-se esses novos atropelos à legalidade como instrumentos para a transição para um regime autoritário”, diz o texto.
Abaixo, a íntegra da nota:
 
A Frente Brasil Popular denúncia ao povo brasileiro mais um ataque à democracia patrocinado por setores do Poder Judiciário e dos aparatos repressivos do Estado.
As novas acusações contra a senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, e o retorno à prisão do ex-ministro José Dirceu fazem parte do desmonte progressivo da Constituição de 1988 e da ofensiva golpista contra a classe trabalhadora.
O contexto de restrição das liberdades democráticas também se evidencia na criminalização sistemática que a grande mídia vem promovendo sobre os movimentos populares que lutam por moradia digna vem sofrendo nas últimas semanas.
Ao encarceramento do ex-presidente Lula, somam-se esses novos atropelos à legalidade como instrumentos para a transição para um regime autoritário que imponha contra-reformas de caráter antipopular, antinacional e antidemocrática.
Ao mesmo tempo, dirigentes e operadores da direita brasileira, especialmente aqueles vinculados ao PSDB, contra os quais há provas irrefutáveis e contas abarrotadas de dinheiro no exterior, são cinicamente liberados a toque de caixa por juízes leais ao partido do golpe.
A Frente Brasil Popular, nesse sentido, solidária aos companheiros, chama à mobilização os partidos e movimentos progressistas de nosso país.
As agressões contra a legalidade judicial integram os ataques contra os direitos sociais, as conquistas históricas do povo brasileiro e a soberania da nação.
 
Frente Brasil Popular
São Paulo, 18 de maio de 2018

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados