Governadores de esquerda cumpriram muito mais metas do que Bolsonaro

Os governadores Camilo Santana (PT), do Ceará; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; e Rui Costa (PT), da Bahia, estão entre os governantes estaduais que mais se destacaram em 2020. O primeiro ano do segundo mandato dos três foi marcado pela realização de promessas de campanha acima da média nacional e acima até mesmo do presidente Jair Bolsonaro.

Enquanto Camilo e Dino se destacam na proporção entre promessas feitas e promessas cumpridas ou em execução, Rui Costa é, em termos absolutos, o governador que mais concretizou projetos anunciados no período eleitoral. Em contraste, Bolsonaro apenas cumpriu 16 e iniciou 9 das 58 promessas de campanha neste primeiro ano de mandato.

Os dados são do portal G1, que fez um levantamento sobre as principais bandeiras de campanha dos 27 governadores e do presidente da República. O portal conta o que foi apresentado em programa de governo registrado no TSE, além de entrevistas e debates.

Segundo a pesquisa, apenas 44,8% do que foi anunciado por Bolsonaro foi iniciado ou finalizado. Sob os mesmos parâmetros, Camilo conseguiu atingir 73,6% e Dino alcançou 70,2%. Em termos absolutos, foram 14 promessas cumpridas/em execução no Ceará e 40 no Maranhão.

Apesar de percentualmente estar longe do “topo” da lista, o governador Rui Costa foi o que mais cumpriu promessas em termos absolutos. Das ousadas 144 bandeiras, 50 já foram cumpridas ou iniciadas, representando 34,72%.

Poucos governadores ultrapassaram ou chegaram ao “aproveitamento” de 50% no primeiro ano. Apenas em Amazonas, Espírito Santos, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco o percentual supera a metade. Além deles, em Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, os índices foram superiores ao do presidente Jair Bolsonaro.

 

Fonte: Revista Fórum

Textos Relacionados
Deixe seu recado