Notícia

Intercept: Deltan estimulou investigação ilegal e cerco a Dias Toffoli

1 agosto, 2019

O The Intercept Brasil revelou, em novas conversas da Vaza Jato, publicadas na manhã desta quinta-feira (1º/8), que o procurador Deltan Dallagnol estimulou um ataque ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Dias Toffoli.
No ano de 2016, Dallagnol incentivou colegas em Brasília e Curitiba a investigar o ministro, pois Toffoli era visto pela Lava Jato, naquele momentoo, como um adversário disposto a frear o avanço da operação. Coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan buscou informações sobre as finanças pessoais de Toffoli e sua mulher e evidências que os ligassem a empreiteiras envolvidas com a corrupção na Petrobras.
No dia 13 de julho de 2016, especificamente, Deltan fez uma consulta aos procuradores que negociavam com a empresa.  “Caros, a OAS trouxe a questão do apto do Toffoli?”, perguntou no grupo que eles usavam no Telegram. “Que eu saiba não”, respondeu o promotor Sérgio Bruno Cabral Fernandes, de Brasília.
“Temos que ver como abordar esse assunto. Com cautela”, foi o que disse o coordenador da Lava Jato. A atitude do procurador é vista como mais uma ilegalidade, pois os ministros do STF não podem ser investigados por procuradores da primeira instância, como Deltan e os demais integrantes da força-tarefa.
 
Com Brasil 247

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados