Notícia

Kilson Melo é o novo presidente da FABS, eleito no XVI Congresso

3 agosto, 2019


 

A Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) realizou, neste sábado (03/08), no Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sindae), nos Barris, o XVI Congresso da entidade, quando foram discutidas políticas para os bairros da capital. Na ocasião, uma nova diretoria também foi eleita, e Kilson Melo, do bairro de Cajazeiras, é o novo presidente do triênio 2019/2022.

Durante o encontro, o novo presidente defendeu que o momento é de ouvir a população da capital. “Qual a cidade que queremos? Precisamos levar essa pergunta para os quatro cantos da cidade, nesse triênio, pra discutir uma Salvador mais humana, mais verde. Queremos uma FABS de luta, que luta pelo meio ambiente, por mais emprego, contra a violência doméstica”, disse Kilson Melo.  

A abertura do XVI Congresso da FABS foi marcada pela intervenção dos dirigentes que encerram a gestão. A então presidenta Ivonete Bispo apresentou um balanço dos feitos, a exemplo da presença permanente e protagonista nos principais conselhos da cidade, e a participação ativa nos debates e implementação da politica de habitação na capital baiana.

O dirigente Bené lembrou da participação na luta pela presença popular na elaboração do Plano Diretor de Salvador, aprovado em 2016 e marcado por críticas à prefeitura pela falta de diálogo com a população no processo. Para a nova gestão, ele defende que o desafio é “voltar às nossas bases para realizar o brilhante trabalho nos bairros que já fizemos”.

Unidade

Além da volta às bases, o Congresso da FABS também apontou como um desafio para o novo período a necessidade de promover a unidade. Para o presidente da FAMEB, Ramiro Cora, a união é o maior instrumento da luta comunitária. A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), uma das fundadoras da Federação, completou que, desde o início, essa foi a marca da entidade.

“O nosso signo era a unidade daqueles que queriam uma vida digna para o seu povo, naquele período da ditadura. A perspectiva deste [XVI] Congresso é de retomar isso. Não tem saída para o povo se não for se unir e lutar”, afirmou Aladilce.

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também esteve na atividade e defendeu a importância da atuação da FABS na construção de uma nova agenda para Salvador. “A fragmentação não vai nos levar a nenhum lugar. Precisamos de uma agenda pela sobrevivência do povo Salvador. Estamos vivendo uma era de total incerteza. O presidente é um espectro do mal”, disse.

O encontro contou com a presença de dirigentes de partidos de esquerda, que são considerados aliados pela FABS. Representando o PCdoB, esteve o presidente municipal do partido, Everaldo Augusto, que reafirmou o compromisso com a Federação.

“O PCdoB está aqui para dar apoio político para a FABS voltar a ocupar o lugar que sempre ocupou. […] Mais do que nunca, é importante lutar pelo direito à cidade, democracia e liberdade. Esses temas nunca foram tão atuais. Precisamos que todos e todas participem dessa luta”, disse Everaldo.

Além de Everaldo, também estiveram representantes do PT (Gilmar Santiago), PDT (Aldo Queiroz) e PSOL (João Dantas). Também participaram entidades parceiras, como a Unegro (Marina Duarte), CTB (Rosa de Souza) e Ouvidoria-geral da Defensoria Pública do Estado (Sirlene Assis).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados