Notícia

Mandatos do PCdoB-BA e entidades aliadas garantem apoio às vítimas da chuva

3 janeiro, 2022

Mandatos do PCdoB-BA, como deputados federais e estaduais, vereadores do Sul da Bahia, e entidades ligadas ao partido, a exemplo do CTB-BA e os sindicatos das cidades afetadas, tomaram providências para ajudar as vítimas da chuva no estado.

A representante popular estadual Olívia Santana ressaltou que as deputadas e deputados da ALBA vão doar R$ 12, 6 milhões para as pessoas desabrigadas de suas casas por conta dos alagamentos. “Além disso, estamos doando parte do nosso salário para, através da instituição Assembleia de Carinho, destinar um total de R$ 200 mil também para as vítimas das enchentes no Sul da Bahia. Todo esforço é válido neste momento em que as pessoas estão precisando tanto de ajuda”, declarou Olívia.

O também deputado estadual Fabrício Falcão, líder da bancada, contou que tem estado presente nas cidades baianas que sofrem com as inundações. “Continuo a acompanhar de perto a situação das comunidades de Vitória da Conquista atingidas pelas chuvas. Estive nos Campinhos e em Lagoa das Flores vendo os estragos e também conversando com a população. Com fé e muito trabalho, tenho certeza que vamos encontrar coletivamente soluções para essa catástrofe que nos abateu. Estou à disposição da Prefeitura de Conquista e demais municípios para apoio no que for preciso” garantiu.

Diante da necessidade de pressionar o governo federal que, tendo Bolsonaro como presidente, ignora a urgência da situação das enchentes, recusando ajuda oferecida pela Argentina, a deputada federal Alice Portugal, junto a bancada baiana, foi à Brasília em busca de soluções legislativas que ofereçam assistência para as pessoas afetadas, assim como a reconstrução das cidades que foram devastadas pela calamidade.

“Fomos recebidos pelo Presidente da Câmara, que se comprometeu em facilitar todas as medidas possíveis para desburocratizar a liberação de recursos. Surgiu a proposta da criação de um fundo de catástrofes e de criar-se uma comissão de acompanhamento das ações do executivo”, disse Alice.

Como, porém, ao invés de se preocupar com a situação das enchentes, Bolsonaro fica passeando de jet ski, o Orçamento da União ainda não foi sancionado por ele, conforme contou a deputada Alice, o que impediu que houvesse remanejamentos para um maior custeio a esse cenário ambiental. “Bolsonaro tem que largar a pescaria e trabalhar! Mas chegaremos lá”, declarou a parlamentar.

No enfrentamento às cheias que têm devastado as cidades do Sul da Bahia, o deputado federal Daniel Almeida comunicou que está sendo articulado a promoção de um auxílio emergencial para as pessoas que perderam seus bens. “Não podemos abandonar o povo baiano, estaremos na luta para que essa assistência chegue o mais rápido possível”, afirmou.

Enchentes no Sul da Bahia. Foto: Fernando Vivas/AFP

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados