Notícia

Morre Ademilson Souza, o Golfinho, ex-militante do PCdoB

11 março, 2019


 
Morreu, neste domingo (10/03), o empresário Ademilson Souza, mais conhecido como ‘Golfinho’, ex-líder do movimento estudantil e militante do PCdoB na Bahia. Natural do município de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ele foi vítima de um infarto.
Golfinho era filho do pescador Totonho, da ilha de Vera Cruz, e estudou em Salvador, primeiro na Escola Técnica Federal da Bahia e, depois, na Universidade Federal da Bahia, onde cursou economia. Era conhecido e admirado pelo sólido estudo do Marxismo-leninismo, tendo sido, inclusive, aluno da professora Loreta Valadares.
Apesar de ter se distanciado formalmente do PCdoB, Golfinho manteve vivas as ligações com a militância comunista, onde deixou muitos amigos. Um deles, o dirigente Javier Alfaya, lamentou profundamente a perda e exaltou a figura do ex-líder estudantil, considerado por ele como um ‘grande talento’.
“A vida é um sopro, uma lufada de ar oxigênio. Tem que saber usar as velas. Golfinho presente! Nosso grande carinho pelo amigo que foi embora”, escreveu Javier. Uma reaproximação com o partido estava sendo construída, pois o empresário continuava atuante na política, principalmente em Vera Cruz.
Ele contribuiu com importantes eleições, inclusive do seu irmão, Antônio Magno (PT), ex-prefeito do município, além de diversos vereadores locais. Amigos próximos contaram que Golfinho estudava a possibilidade de lançar uma candidatura própria em 2020.
Pelas formações que recebeu na Escola Técnica e na UFBA – embora não tenha concluído o curso de economia -, foi o fundador e era o atual presidente da Fletor, uma empresa especializada em serviços de limpeza de equipamentos da área do petróleo.
O Comitê Estadual do PCdoB lamenta profundamente a perda de Golfinho, enaltece as contribuições dadas por ele na luta pelo socialismo e se solidariza com os familiares e amigos.
O sepultamento de Golfinho acontece nesta segunda-feira (11), em Mar Grande-Vera Cruz. Ele deixa dois filhos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados