Notícia

1º dia de Conferência mobiliza 125 municípios; Rui e Wagner participam

14 novembro, 2015

O saldo do 1º primeiro dia da Conferência Estadual do PCdoB, que acontece neste sábado (14/11) e dura até domingo (15), no Hotel Fiesta, em Salvador, é positivo, segundo a Comissão de Organização. As atividades deste sábado contaram com a participação de 345 delegados de 125 municípios do estado, além dos dirigentes estaduais, dos parlamentares e das centenas de convidados.
A expectativa da Comissão de Organização é de que a participação seja ainda maior no domingo, quando será eleita a nova composição do Comitê Estadual. O ato político, que abriu o encontro, no final da manhã, contou com a presença do ministro Jaques Wagner (Casa Civil), da senadora Lídice da Mata (PSB), da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e do vereador de Salvador Waldir Pires (PT).
[Ver matéria do ato político]
À tarde, os convidados foram o governador Rui Costa e o presidente estadual do PR, João Carlos Bacelar. As atividades foram iniciadas com uma intervenção do vice-presidente nacional do Partido, Walter Sorrentino, que fez uma análise sobre o cenário político atual e as perspectivas para as eleições do ano que vem.
Para o vice-presidente, o momento é de remobilizar as bases e o povo para garantir a continuidade dos projetos políticos com perfil popular, encabeçados pela esquerda. Sorrentino ainda elogiou a decisão do Comitê Estadual de lançar, em 2016, 100 candidaturas majoritárias.
“O partido ganhou autoridade política e, em 2016, temos que ir com força máxima e apresentar candidaturas próprias, principalmente nas grandes e médias cidades”, disse Sorrentino. Sobre o cenário de crise, ele explicou que é preciso continuar defendendo o governo da presidenta Dilma, não por ela, mas por uma estratégica política própria.
“Não estamos defendendo só a Dilma, mas a nossa política. Sabemos onde queremos chegar. Temos vocação para governo! O PCdoB se situou nessa crise com vocação estratégica, com uma política de quem governar o país. Precisamos colocar a nossa bandeira nessa luta. Sagacidade, não podemos deixar apenas para o nosso inimigo, e o PCdoB está dando lições de comportamento e pensamento político”, finalizou.
O governador Rui Costa, em um longo discurso, discorreu sobre a conjuntura política do estado, destacando as possibilidades para a esquerda nas eleições de 2016. Ele afirmou que enxerga boas chances de êxito, principalmente na disputa da capital baiana, e garantiu que trabalhará forte na eleição das chapas populares que tiverem como característica a unidade.
“Tenho andado muito na cidade e tenho notado que temos plenas condições de ganhar a Prefeitura de Salvador em 2016. Esse debate nós podemos fazer pra ganhar a eleição em Salvador e nas principais cidades”, disse. Rui ainda teceu críticas à gestão do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e destacou as falhas na saúde, educação e transporte.
Na educação, em especial, o governador citou a falta de vagas em creches, que é de responsabilidade dos prefeitos, e disse que o Governo Federal já liberou recursos para a construção de novas unidades na capital, mas que ACM Neto não executa as obras. Diante do impasse, Rui prometeu tomar a responsabilidade para si e construir as mais de 100 creches já autorizadas, com o aval da presidenta Dilma.
Ao falar da pré-candidatura a prefeita da deputada Alice Portugal, do PCdoB, o governador causou alvoroço no plenário porque fez coro com a militância comunista, afirmando que “Alice será a nova prefeita de Salvador”. Rui, que é do PT, acrescentou que esse é o momento de o PCdoB crescer e que em 2016 será preciso “deixar vaidades de lado e andar junto”.
O 1º dia da Conferência Estadual do PCdoB foi encerrado com as contribuições dos militantes sobre o documento-base do encontro e as estratégias políticas adotadas pelo partido.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados