Notícia

2º dia de Conferência Municipal discute documento-base para 2016/17

7 novembro, 2015

O segundo dia da Conferência Municipal do PCdoB em Salvador foi iniciado, na manhã deste sábado (7/11), com a discussão do documento que traz uma análise sobre a capital baiana e que norteará o projeto do partido para a disputa eleitoral de 2016 e para próximo biênio da nova direção eleita (2016/17). O encontro acontece desde a sexta-feira (6), no Hotel Vilamar, em Amaralina.
Com a participação de mais de 400 militantes, o debate apontou as deficiências de Salvador e reafirmou a necessidade de o partido apresentar uma candidatura majoritária, como uma alternativa para o município. O entendimento foi de que a gestão do atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), tem o perfil elitista e não dá conta de enfrentar os problemas mais caros à população.
“Salvador tem profundas desigualdades sociais, e o projeto da atual gestão não tem compromisso político de enfrentar os principais gargalos que impedem o desenvolvimento e a promoção de justiça social na capital da Bahia”, diz um trecho do documento, que foi aprovado por unanimidade.
O coletivo defendeu que o nome indicado para a disputa deverá ser mesmo o da já pré-candidata a prefeita Alice Portugal, deputada federal do partido. O objetivo para 2016, também, é de aumentar a bancada que o PCdoB possui na Câmara Municipal, que, atualmente, é composta por dois vereadores.
“Temos não só autoridade política, mas também os melhores quadros”, disse o vereador Everaldo Augusto, ao justificar a necessidade de construir um projeto político mais audacioso. A vereadora Aladilce Souza, que completa a bancada do partido, afirmou que o desafio é grande para o PCdoB, mas que “nós nos agigantaremos na luta porque sabemos o que está em jogo”.
Haroldo Lima, membro do Comitê Central do PCdoB, também participou do encontro e defendeu a candidatura própria. “Temos um nome de destaque, de uma mulher combativa, e estamos em uma situação melhor do que os outros [partidos de oposição]. Então, os outros devem nos apoiar. Nós temos o direito de ganhar a Prefeitura de Salvador e a nossa história, que vem de longe, nos conduz a isso”, afirmou.
Entusiasmada com a intenção da direção municipal de se colocar como uma alternativa para o município, Alice Portugal pediu união. “O partido hoje deu um grande passo largo, ao aprovar a candidatura, mas, para que esse passo seja firme e definitivo, é preciso que a direção e a base do PCdoB estejam unidas nessa construção porque nós não poderemos sair menores do que entramos nesse processo”.
Também estiveram presentes na manhã do segundo dia da Conferência Municipal a secretária estadual de Organização, Daniele Costa; o deputado estadual Bobô; a vice-reitora da UNEB, Carla Liane; e a atual direção do PCdoB-Salvador: Olívia Santana (Presidência), Javier Alfaya (Vice), Ricardo Moreno (Formação), Jurandir Santana (Organização) e Weslen Moreira (Comissão Política).
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados