Notícia

7ª Caminhada da Pedra de Xangô pede fim da intolerância religiosa

15 fevereiro, 2016

 
 
A pé, de cadeira de rodas e até muletas, candomblecistas de todas as idades percorreram, neste domingo (14), cerca de dois quilômetros em direção à Pedra de Xangô, monumento situado em Cajazeiras X e considerado sagrado pelo povo de santo, para pedir a proteção do espaço e o respeito às diferentes crenças.
“Não queremos tolerância, mas respeito. Trata-se da preservação de uma religião de resistência, ancestralidade, cultura afrodescendente”, afirmou uma das organizadoras da caminhada Mãe Iara de Oxum, da Associação Pássaro das Águas. O monumento já foi alvo de pichação, depósito de sal grosso e quebra de oferendas.
Para a vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Jaciara Ribeiro, ialorixá do Axé Abassá de Ogum, este é mais um momento histórico para o segmento. “Quando o povo de candomblé se une e sai às ruas fortalece a causa, mostrando que estamos firmes não apenas em defesa do combate à intolerância religiosa, mas diversos outros ideais”.
Em sua sétima edição, a caminhada contou com a participação e o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que já articulou uma série de encontros entre órgãos municipais e estaduais, além da sociedade civil, para definição de medidas com foco no tombamento, limpeza e segurança do local.
Ao participar do ato, o representante da Sepromi, Ailton Ferreira, disse que as discussões sobre a Pedra de Xangô serão retomadas na busca por agilizar os processos de tombamento e iniciativas emergenciais. Entre as ações realizadas, por meio do grupo articulado, citou aula pública sobre o monumento e reunião com representantes de diferentes religiões.
Pedra de Xangô
A pedra é símbolo da luta dos escravizados pela libertação, pois ali se reuniam os negros no período colonial para organização do quilombo conhecido como Buraco do Tatu. A construção da Avenida Assis Valente valorizou comercialmente a região e, desde a inauguração em 2010, os rumores de destruição do rochedo crescem junto com a especulação imobiliária e deixando a pedra exposta a atentados de intolerância religiosa.
Xangô, um dos principais orixás no panteão africano, é o patrono da justiça. Kaô kabiesilê, sua saudação, em tradução aproximada para o português, significa “o rei quis assim”. Tem como parceira mais constante a orixá Iansã, embora se relacione também com Obá e Oxum. A rocha é sua força da natureza e o machado, seu símbolo.
 
Fonte: Ascom/Sepromi

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados