Notícia

Comissão discute demolição de imóveis históricos em Salvador

22 setembro, 2015

A audiência pública que irá discutir a demolição de imóveis históricos tombados na Ladeira da Montanha, em Salvador, será realizada nesta quinta-feira (24/09), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, às 9h30. Solicitada pela deputada Alice Portugal, a audiência também discutirá as medidas para a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

Estão confirmadas as presenças do presidente substituto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal Schlee, do representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) e do Conselho Fiscal do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/BA), Paulo Ormindo David de Azevedo, e o arquiteto Wagner Moreira Campos.

Declarada Patrimônio Histórico da Humanidade, em 1984, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Ladeira da Montanha é uma importante via da cidade de Salvador que vem sendo alvo de demolição. No mês de maio deste ano, seis casarões históricos foram demolidos no local e, com isso, parte da história da capital baiana foi por terra.

Em audiência com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, realizada no último dia 2 de setembro, a deputada Alice fez uma proposta que foi muito bem recebida pelo ministro. A ideia apresentada por ela é de se buscar o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Salvador a fim de se criar um organismo ou um grupo de trabalho, a partir de uma portaria interministerial, para se buscar um projeto uno para o Centro Histórico de Salvador.

Um projeto que deve ser feito em etapas para a preservação do patrimônio histórico e que tenha como base a manutenção das populações e a readequação de moradias. Essa proposta de Alice será discutida durante a audiência na Comissão de Cultura.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados