Notícia

A precarização do trabalho na era da Internet será debatida no V Fórum da Internet

10 julho, 2015

O advento da internet, aliado a automação no mundo do trabalho, se por um lado propiciou a instantaneidade da informação e a ampliação do processo produtivo, por outro lado criou um ambiente de precariedade, objetiva e material, mas também subjetiva, psicológica.

Com o objetivo de aprofundar este tema, sindicalistas de diversas categorias profissionais realizarão, na tarde da quinta-feira, 16 de julho, uma “desconferência”, dentro da programação do V Fórum da Internet no Brasil, que acontece no Fiesta Convention Center, em Salvador, entre os dias 15 e 17 de julho.

Estudos dão conta que a vulnerabilidade imposta pelas inovações tecnológicas, sob a ideia de que esse pode ser rapidamente substituído, coloca o trabalhador na condição de preferir aceitar qualquer que seja a condição de trabalho a não ter nenhum, possibilitando incorporar a ideia de que é melhor ser explorado até a exaustão, a perder o emprego.

O que pensam os trabalhadores

Segundo Reginaldo Oliveira, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC/BA), “a chegada da internet e o crescimento do “e-commerce” ou comércio eletrônico, que propicia a compra e venda por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares, provocou impactos significativos na redução da categoria”.

Oliveira destaca ainda que dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o segmento faturou R$ 16 bilhões, somente no primeiro semestre de 2014, o que representa um crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2013. “Isso impacta diretamente nos postos de trabalho dos comerciários, onde a questão dos direitos dos trabalhadores não avança na mesma proporção, exigindo novas garantias trabalhistas”, garantiu o presidente.

Na mesma linha, Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, afirma que o “processo de automação bancária, juntamente com as novas técnicas de administração no setor financeiro, tiveram como efeito colateral uma redução brutal na quantidade dos postos de trabalho”.

Vasconcelos segue sua crítica afirmando que “a tecnologia tem sido usada para intensificar a produtividade do trabalhador, aumentando os índices de adoecimento, inclusive psíquicos, decorrentes das metas cada vez mais abusivas”. Ele denuncia que o lucro de R$ 60 bilhões obtido pelas instituições financeiras, vem seguido de “um rastro de perseguições e abusos para o cumprimento dos objetivos empresariais”.

Serviço

O que: Desconferência – A precarização do trabalho na era da Internet
Quando: 16 de julho – 14h30
Onde: V Fórum da Internet no Brasil – Fiesta Convention Center (Av. ACM, 741, Itaigara, Salvador/BA)
Quanto: Gratuito
Inscrições: http://forumdainternet.cgi.br
Classificação: Livre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados