Notícia

Adalberto Monteiro: PCdoB levanta a bandeira da democracia

21 janeiro, 2016

Durante a realização do 2º Encontro Estadual de Formação e Propaganda do PCdoB, realizado no último dia 16, em Salvador, o secretário Nacional de Formação e Propaganda, Adalberto Monteiro, falou sobre os desafios a serem enfrentados pela sociedade neste ano. Segundo ele, “2015 foi um ano de muita luta e 2016 não será diferente. O Brasil está polarizado entre a democracia e o golpismo. E o PCdoB, juntamente com uma ampla frente democrática e de esquerda, está levantando a bandeira da democracia.”
A realização de encontros para tratar de questões sobre formação e propaganda tem grande valor nesse momento. Para Adalberto, a militância comunista precisa estar preparada para assumir a linha de frente da democracia e do mandato da presidente Dilma Rousseff, que deverá enfrentar a crise econômica sem mexer nos direitos trabalhistas. “Precisamos barrar qualquer tentativa de golpe. Além disso, temos de oferecer oportunidade de formação e capacitação para que nossa militância possa, cada vez mais, participar da intensa luta de ideias que marcará cada um dos dias de 2016”, argumenta.
Algumas questões são urgentes na atual conjuntura, principalmente àquelas relacionadas a retomada do crescimento do país. “Precisamos pensar sobre como iremos superar a recessão. De que forma voltaremos a produzir riquezas, gerar empregos e de que maneira o governo continuará com suas políticas de inclusão social e de redução das desigualdades sociais e regionais. Então, temos orientado que os comitês municipais promovam debates sobre esse tema. É preciso reacender a esperança e, para que isso aconteça, a democracia deve ser vitoriosa e a economia tem de crescer”, afirma.
Outra grande batalha deste ano, segundo o dirigente, é a eleição municipal de outubro. “Nesse sentido, a Fundação Maurício Grabois, que é vinculada ao trabalho de formação e propaganda, tem uma grande responsabilidade que é a elaboração da plataforma dos nossos candidatos para as câmaras municipais e prefeituras.”
Neste ponto é preciso atenção: quais as ideias, qual é o programa de governo que as candidaturas do PCdoB apresentarão para humanizar as cidades, enfrentar a crise urbana nos grandes municípios e também os desafios das cidades do interior.
Adalberto defende que esse trabalho precisa ser iniciado agora. “Temos de promover seminários e debates envolvendo movimento social, técnicos e pesquisadores no sentido de que quando chegar julho, período das convenções municipais, nós tenhamos prontas plataformas para os nossos candidatos e programas de governo”, finaliza.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados