Notícia

Advogados da Bahia lançam manifesto em defesa da democracia

1 setembro, 2015

Um grupo de mais de 140 advogados baianos elaborou e assina um manifesto ‘por uma OAB em defesa da advocacia e da sociedade’, que será apresentado nesta quarta-feira (2/9), às 19h, no Sheraton Hotel da Bahia, no Centro de Salvador. A intenção é de propor um programa às chapas que disputam a eleição na instituição, de modo que elas se comprometam com a defesa das questões apontadas no documento, principalmente a democracia, por conta das tentativas de rompimento das regras do sistema democrático, no Brasil.
A eleição para a nova diretoria da Ordem acontece em outubro e o candidato à reeleição, presidente estadual Luiz Viana Filho, confirmou presença na cerimônia de lançamento. Os profissionais defendem que, além de tratar sobre as questões específicas da categoria, a OAB também precisa assumir um ‘protagonismo maior em defesa de grandes causas de interesse da sociedade’.
“Esse evento tem por objetivo construir uma ampla frente em defesa da democracia e do acesso à Justiça. Para isso, é fundamental que as prerrogativas dos profissionais sejam respeitadas. Vivemos um difícil quadro no Judiciário e a luta por mudanças no Órgão relaciona-se com a preservação dos interesses do cidadão”, Augusto Vasconcelos, advogado, presidente do Sindicato dos Bancários e um dos organizadores do evento.
Entre as principais causas defendidas no documento, estão a defesa das prerrogativas da advocacia, das instituições e do respeito ao processo eleitoral democrático, da democratização da comunicação, da reforma política democrática, do crescimento econômico e da distribuição de renda. Além disso, o manifesto sugere que a Ordem integre as lutas pelo “enfrentamento ao racismo, ao homofobismo e à discriminação de gênero e violência contra a mulher”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados