Notícia

Advogados progressistas participam de encontro com Aldo Arantes

29 fevereiro, 2016

Na noite da sexta-feira (26/02), advogados e advogadas progressistas do estado participaram de encontro com o ex-deputado Constituinte, dirigente nacional do PCdoB e advogado Aldo Arantes, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), no centro de Salvador.
Na ocasião, o grupo analisou o Manifesto em Defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da Justiça Social, iniciativa do recém-criado Movimento de Advogados e Advogadas que leva o nome do manifesto. As resoluções definidas na reunião serão encaminhadas para o encontro nacional, a ser realizado nos dias 10 e 11 de março, em Brasília.
Durante a abertura do encontro, o advogado Jeferson Braga declarou que a atividade foi realizada com o objetivo de debater a construção de uma iniciativa nacional em defesa da democracia e contra qualquer tipo de golpe. “Essa corrente foi idealizada por advogados do PCdoB, mas tem caráter suprapartidário. Todos aqueles que tenha interesses democráticos podem somar-se ao movimento. Além de político, esse é um movimento cívico”, afirmou.
20160226_181209
Corrente democrática
Segundo Aldo Arantes, o Brasil vive uma situação complexa e por isso o grupo decidiu por criar uma corrente democrática de advogados. “É óbvio que a esquerda caba tendo mais identidade com o movimento. Mas, o critério de inserção é estar alinhado a esse manifesto. Nós queremos construir uma articulação ampla de advogados que possam jogar papel importante em defesa da democracia brasileira”.
Em sua fala, Aldo afirmou que a crise política tem agravado as crises econômica e social. Nesse cenário, surge a campanha de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a desmoralização do ex-presidente Lula. “Houve falta de coragem para enfrentar o grande monopólio midiático e a onda conservadora no país está crescendo. A extrema direita está colocando a cara na rua. Não podemos permitir o cerceamento das nossas conquistas democráticas”, alertou.
Ao encerrar, Aldo pediu que os advogados baianos se organizem e participem do encontro em Brasília com uma bancada expressiva. “Vocês já demonstraram a força que tem. Convidem mais colegas para participarem desse movimento em defesa do Estado de Direito”, concluiu.
Na sequência, houve palestra da professora e advogada Marília Lomanto, que falou sobre o processo de tentativa de impeachment da presidente Dilma. Logo após, os presentes puderam apresentar suas contribuições acerca do manifesto.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados