Notícia

Aeroporto de Conquista poderá ter o nome do ex-prefeito Pedral

18 agosto, 2015

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que pretende dar o nome do ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Fernandes Pedral Sampaio, ao novo aeroporto que está sendo construído no município. Considerado um dos políticos mais importantes de Conquista no século XX, Pedral sonhava com a construção de um aeroporto de grande porte para a região, mas morreu no ano passado, antes de ver a obra ser concretizada.
“É mais do que justo conferir o nome do engenheiro Pedral Sampaio ao Aeroporto de Vitória da Conquista, como merecida homenagem a este grande cidadão, razão pela qual solicitamos aos nobres parlamentares o apoio a este projeto”, justifica Alice Portugal.
Pedral Sampaio foi prefeito de Vitória da Conquista por duas vezes. Na primeira vez, em 1962, teve o mandato interrompido pelo Golpe Militar de 1964, passando a sofrer perseguições dos militares durante as mais de duas décadas da ditadura. Voltou em 1982, com a anistia, quando venceu uma das eleições mais disputadas da história política local.
O mandato perdido na década de 1960 foi devolvido simbolicamente ao ex-prefeito pela Câmara Municipal, em 2013. A iniciativa fez parte de uma série de ações que objetivaram resgatar a memória das violações de direitos humanos e da legalidade democrática durante a ditadura.
Construído por uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o novo aeroporto de Vitória da Conquista tem área de 6 milhões de metros quadrados e está orçado em R$ 60,3 milhões. A previsão é de as obras sejam concluídas em fevereiro de 2016.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados