Notícia

Alice critica postura de ACM Neto em relação à greve dos servidores

23 março, 2016

Em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, na tarde da terça-feira (22/3), a deputada federal Alice Portugal criticou a postura do prefeito de Salvador, ACM Neto, em relação aos servidores do município que estão em greve e sofreram agressões físicas e morais. No discurso, Alice citou a agressão sofrida pela servidora Marizete Pires, reiterando sua total solidariedade à funcionária pública.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Salvador (Sindiseps) apresentou à administração municipal a proposta de reajuste linear de 17% sobre todas as categorias do funcionalismo público para corrigir os efeitos da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Em relação ao auxílio alimentação, os servidores querem a correção dos atuais R$ 14,00 para R$ 25,00.
Embora apregoe para a imprensa que mantém diálogo aberto com o Sindicato e as diversas categorias de servidores, a Prefeitura de Salvador se recusa até mesmo a discutir a possibilidade de reajuste salarial sob a alegação de que a arrecadação do município não comporta aumento de gastos. Segundo o Sindiseps, o quadro municipal conta com cerca de 22 mil funcionários e a greve atinge trabalhadores da saúde, transporte, trânsito, educação e de diversas outras áreas da administração.
O coordenador geral do Sindseps, Everaldo Braga, diz que o prefeito ACM Neto tem se utilizado de artimanhas para negar aos servidores públicos municipais o seu direito à correção salarial. Segundo ele, o prefeito diz que a data base da categoria é no mês de maio, mas omite a informação de que a Lei Eleitoral proíbe que o agente público ofereça reajustes ao funcionalismo nos 180 dias que antecedem o pleito eleitoral.
Para a deputada, não é admissível que um prefeito se utilize de manobras com a Lei Eleitoral para negar aos servidores municipais seu direito ao reajuste salarial. Ele sabe que o tempo é seu aliado e se recusa a abrir negociação com os servidores para, na prática, jogar para 2017 qualquer possibilidade de correção da folha salarial. É uma manobra torpe, digna de quem não respeita os servidores e o serviço público.
Com informações da ascom Alice Portugal

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados