Notícia

Alice Portugal quer discutir a regulamentação do PNE

11 março, 2015

Com o objetivo de discutir a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a criação de um Observatório PNE-Brasil para acompanhar a implementação do Plano em todo país, a deputada federal Alice Portugal protocolou requerimento, na Comissão de Educação da Câmara, solicitando a realização de audiência pública para tratar dos temas.
Para o debate, Alice convidou o ministro da Educação, Cid Gomes; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão; a coordenadora-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Madalena Guasco Peixoto; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros; e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Bárbara Melo.
O PNE foi sancionado, sem vetos, pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 25 de junho do ano passado. Membro da Comissão Especial que analisou a matéria, a deputada Alice Portugal acompanhou toda a discussão do Plano no Congresso Nacional e acredita que a aprovação do mesmo significou a maior vitória da educação brasileira em todos os tempos.
Alice afirma que o grande ganho e a marca registrada deste PNE foi a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação Pública. “Principalmente se compararmos com o texto aprovado do último PNE que destinava 7% do PIB e que sofreu veto neste quesito por parte do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso”, destaca.
Com informações da Ascom Alice Portugal
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados